Dadinho de tapioca é uma receita brasileira muito famosa criada pelo Chef Rodrigo Mocotó.
Os dadinhos nada mais são que cubinhos de tapioca, leite e queijo coalho, que são hidratados, temperados, endurecidos e depois fritos em óleo. A minha versão é feita na airfryer e portanto mais saudável.
Na receita original, o dadinho é frito em óleo por imersão. Claro que uma friturinha de vez em quando não faz mal, mas eu costumo fazer o meu dadinho de tapioca na airfryer, que fica muito mais leve e tão gostoso quanto o original. Outra opção possível é assar no forno.
Que tal experimentar no dia que fizer um almoço bem brasileiro? Como prato principal, sugiro o Feijão Tropeiro Vegano.
Você verá que é uma receita bem simples e de fazer. Só tenha atenção que o preparado precisará de um tempo para firmar antes dos dadinhos serem cortados, então você precisará se programar antecipadamente para fazer a receita, mas isso é o de menos, não é mesmo?
Se quiser ver o vídeo com o passo a passo da receita, clique aqui.
Vamos à receita?
Dadinho de Tapioca
Imprimir ReceitaEquipamentos
- AirFryer
Ingredientes
- 400 ml de leite
- 300 g de queijo coalho (ou halloumi, caso não encontre o coalho)
- 200 g de tapioca granulada
- Sal e pimenta preta a gosto
Instruções
- Rale ou processe o queijo coalho e transfira-o para uma vasilha. Adicione a tapioca granulada, misture e tempere com sal e pimenta.
- Esquente o leite e assim que ele começar a ferver, despeje-o na vasilha. Mexa bem, até que a massa fique hidratada e com o leite quase todo absorvido.
- Forre uma travessa retangular com película aderente (plástico filme) e despeje a mistura.
- Ajeite a massa com uma espátula para que fique lisa e uniforme e cubra com a película aderente. Leve ao frigorífico por pelo menos 2 horas.
- Passado o tempo, descarte a película aderente e corte em cubos.
- Pré-aqueça a airfryer por 5 minutos a 200ºC. Adicione os dadinhos e programe por 15 minutos, virando os dadinhos na metade do tempo.
- Sirva com a geleia de sua preferência.
Nota(s)
- A geleia tradicional a acompanhar é a de pimenta (agridoce), mas qualquer uma serve. Eu gosto com geleia de goiaba e para isso, dissolvo um pouco de goiabada em água quente e já está!
Ficou com alguma dúvida? Deixe aqui o seu comentário que terei o maior prazer em responder! 💛
Obs. Vou ficar muito feliz se puder partilhar esta e outras receitas nas suas redes sociais, me marcar e adicionar a hashtag #liaskitchen
Por fim, se ainda não me segue no Instagram e quer ver as minhas dicas de cozinha diárias, é só clicar aqui!
Beijinhos e até a próxima!