Trouxe hoje a receita de um crocante de sementes que pode servir como snack ou como acompanhamento para dar um “tchan” em um risotto ou prato de massa.
Esta receita é vegana, sem glúten, prática e uma ótima forma de incluir sementes na alimentação.
Muitas pessoas acabam por não consumir sementes porque não gostam de simplesmente adicioná-las nos pratos. Outras acabam por esquecer na correria do dia a dia.
Com o crocante, é possível fazer uma quantidade maior e ter sempre à disposição. Assim sendo, deixe-o guardado em um recipiente à vista que nunca mais esquecerá.
Benefícios das sementes
As sementes são ricas em proteínas, vitaminas e minerais. A linhaça e a chia são também ótimas fontes de ômega 3.
Listo abaixo os principais benefícios das sementes que sugiro na receita:
- Sementes de Girassol – Previne doenças cardiovasculares, combate a prisão de ventre, controla a pressão alta, diminui a ansiedade e melhora a qualidade do sono, dentre outros.
- Sementes de Linhaça – Mantém a saúde dos olhos, controla os níveis e glicose, diminui o colesterol e triglicerídeos, previne a osteoporose, dentre outros.
- Sementes de Sésamo – Controla a pressão arterial, ajuda a aliviar a artrite, mantém os ossos saudáveis, alivia os sintomas da menopausa, dentre outros.
- Sementes de Chia – Fortalece o sistema imunológico, ajuda no ganho de massa muscular, favorece o emagrecimento, evita o envelhecimento precoce, dentre outros.
O psyllium – que não é uma semente, mas que sugiro na receita – é opcional, porém é uma boa forma de melhorar o trânsito intestinal, pois é uma fibra solúvel que mantem o intestino hidratado, fazendo com que ele funcione melhor.
Que tal servir os seus convidados este crocante de sementes com a sua pastinha favorita? Eu escolhi o meu super hummus de beterraba.
Certamente fará muito sucesso com qualquer pasta que servir! Outras sugestões: pasta de tofu e patê de grão-de-bico.
Se quiser ver o vídeo com o passo a passo da receita do Crocante de Sementes, clique aqui.
Vamos à receita?
Crocante de Sementes
Imprimir ReceitaIngredientes
- 75 ml de água filtrada (5col sopa)
- 1 colher de sopa de sementes de girassol
- 1 colher de sopa de sementes de linhaça
- 1 colher de sopa de sementes de sésamo
- 1 colher de sopa de sementes de chia
- 1/2 colher de chá de psyllium (opcional)
- Sal e pimenta preta a gosto
- Temperos secos a gosto (usei orégãos, manjericão e salsa)
Instruções
- Pré-aqueça o forno a 160º C. Em uma vasilha, adicione as sementes e o psyllium (opcional). Tempere com sal, pimenta, seus temperos favoritos e acrescente a água. Misture bem e deixe descansar por pelo menos 15 minutos.
- Forre uma travessa para forno com tapete de silicone ou papel vegetal e transfira a mistura, nivelando com a ajuda de uma espátula até que fique com uma espessura fina.
- 3. Leve a travessa ao forno por 20 minutos a 160ºC. Retire do forno, transfira para uma tábua e espere esfriar para que fique crocante. Corte do tamanho ou formato que desejar.
Nota(s)
- O crocante pode ser usado como um snack mais leve ou ainda como acompanhamento para um risotto ou prato de massa.
- Poderá ainda usar outras sementes como de abóbora, papoila e cânhamo.
Ficou com alguma dúvida? Deixe aqui o seu comentário que terei o maior prazer em responder! 💛
Obs. Vou ficar muito feliz se puder partilhar esta e outras receitas nas suas redes sociais, me marcar e adicionar a hashtag #liaskitchen
Por fim, se ainda não me segue no Instagram e quer ver as minhas dicas de cozinha diárias, é só clicar aqui!
Beijinhos e até a próxima!