Pataniscas de legumes é uma versão adaptada das tão famosas Pataniscas de Bacalhau, mas sem bacalhau, ovos ou glúten e fritas em pouco azeite. Parecem boas, não parecem? E são boas demais!
As Pataniscas de Bacalhau são tradicionais por aqui. É comum vê-las na maioria dos restaurantes e é um dos pratos que sempre gostei cá em Portugal – principalmente acompanhadas de suculento arroz de feijão (um dos meus pratos favoritos por aqui).
Este prato com um nome tão exótico nada mais é do que bolinhos com pedaços de bacalhau desfeitos e fritos em uma polme de farinha de trigo, ovos, muitas vezes leite e temperos (cebola, alho, salsa e etc..). E claro, fritas em bastante óleo. São uma delícia, mas bem pesadas.
Nestas minhas andanças em busca de uma alimentação mais saudável e com menos carne, testei fazer as pataniscas com algumas sobras de vegetais que tinha na geladeira e ficaram simplesmente divinais!
A minha versão
A minha versão de pataniscas de legumes, além de não ter produtos de origem animal, é também sem glúten.
Como tenho feito e testado várias receitas com farinha de grão de bico, simplesmente substituí a farinha de trigo por esta – e deu super certo!
E como a farinha de grão de bico tem bastante proteína (cerca de 22g de proteína a cada 100g), substitui muito bem o bacalhau, que tem aproximadamente 19g de proteína a cada 100g.
Outro aditivo importante na polme é a água com gás, que deixa a massa bem aerada e fofinha.
Para fritar? Apenas um pouco de azeite e já terá umas deliciosas pataniscas de legumes.
A combinação dos ingredientes que indico aqui fica maravilhosa (cogumelos, cenoura, courgette/abobrinha e pimento/pimentão vermelho), mas você pode aproveitar para usar outros legumes que tiver em casa.
Acompanhamentos
Em relação ao acompanhamento, sugiro um arroz de feijão ou arroz de tomate, daqueles bem caldosos. Mas estas pataniscas também ficam ótimas como entradinha ou petisco, podendo ser acompanhadas de um molho de iogurte (ou mesmo um molhinho picante).
E se você for como eu e quiser provar a massa antes de fritar para ver se está boa de sal, não se assuste! A farinha de grão de bico tem um gosto estranho quando está crua, mas depois de cozida o sabor muda, ok?
Vamos à receita?
Pataniscas de Legumes
Imprimir ReceitaEquipamentos
- Frigideira antiaderente
Ingredientes
- 1/2 curgete/abobrinha ralada
- 1 cenoura pequena ralada
- 1/4 de pimento/pimentão vermelho em tirinhas
- 100 g de cogumelos em tirinhas (usei o pleurotus)
- 1/2 cebola picada
- 2 dentes de alho
- 1 folha de louro
- 1 xícara de chá de farinha de grão de bico
- 1/2 xícara de chá de amido de milho
- 1 xícara de chá de água fria (de preferência com gás)
- Cebolinho, salsa ou coentros a gosto
- Pitada de cúrcuma (opcional)
- Sal e pimenta preta a gosto
- Azeite de oliva a gosto (para fritar as pataniscas)
Instruções
- DICA: Para evitar que a curgete amargue as pataniscas, deixe-a já ralada de molho em uma solução salina (30g de sal para 1 litro de água) por 30 minutos. Após isso, enxague com água, escorra e já estará pronta para ser utilizada.
- Leve uma panela ao lume com um fio de azeite e adicione a cebola picada e a folha de louro. Refogue por alguns minutos e acrescente o alho. Deixe refogar por mais alguns minutos e adicione os cogumelos. Tempere com sal e pimenta e mexa até que os cogumelos estejam cozidos. Descarte a folha de louro.
- Transfira o refogado para uma vasilha e acrescente o pimento, a curgete e a cenoura. Tempere com sal e pimenta e misture bem os vegetais.
- Em outra vasilha, adicione a farinha de grão e o amido de milho. Tempere com sal, pimenta, uma pitada de cúrcuma) e misture. Acrescente a água com gás e mexa até virar uma mistura líquida e homogênea. Transfira os vegetais e a erva picada para a vasilha e misture tudo.
- Leve uma frigideira antiaderente ao fogo e acrescente azeite até quase cobrir o fundo da frigideira. Assim que o azeite estiver quente, forme porções de aproximadamente 1 colher de sopa e deixe fritar por cerca de 3 minutos de cada lado ou até ficar dourado.
- Sirva com o acompanhamento de sua preferência (ficam ótimas com arroz de feijão, arroz de tomate ou mesmo com um molho simples para petiscar).
Nota(s)
- Algumas courgettes/abobrinhas podem vir com o sabor amargo. Para evitar isso, faça uma solução salina com a proporção de 1 litro de água para cada 30 gramas de sal. Deixe a courgette já ralada nesta solução por 30 minutos. Após isso, enxague com água, escorra e estará pronta para ser utilizada.
- Aproveite para utilizar os vegetais esquecidos na sua geladeira.
Se quiser ver o passo a passo da receita, confira o vídeo abaixo:
Ficou com alguma dúvida? Deixe aqui o seu comentário que terei o maior prazer em responder! 💛
Obs. Quando fizer esta receita, vou ficar muito feliz se puder partilhar nas suas redes sociais, me marcar e adicionar a hashtag #liaskitchen
Por fim, se ainda não me segue no Instagram e quer ver as minhas dicas de cozinha diárias, é só clicar aqui!
Beijinhos e até a próxima!