Chilli sem Carne é a minha sugestão do tradicional chilli mexicano, mas em uma versão completamente vegana (e deliciosa).
Quem já experimentou chilli certamente se apaixonou (eu sim). É um prato intenso e picante, que te deixa com gostinho de quero mais.
Confesso que não fiz muitas vezes a versão com carne, mas agora que experimentei com a proteína de soja (um substituto da carne moída/picada), faço pelo menos uma vez por semana aqui em casa.
Esta receita que vos apresento é a minha versão final e perfeita de um chilli sem carne suculento – e muito nutritivo.
Claro que tem o detalhe da preparação (assim como toda comida boa que fazemos), mas se você se programar, já terá mais uma opção de refeição diferente, caseira, prática, deliciosa e vegana!
Preparação da Proteína de Soja
Como a maioria dos grãos, a soja possui antinutrientes, por isto deve ser preparada com carinho.
Eu costumava a fazer o demolho apenas uma vez, como indicado em algumas receitas. Porém, nas últimas vezes fiz o processo duas vezes e resultou mellhor (tanto no sabor quanto na digestão).
Logo, sempre que quero fazer chilli, já me programo para fazer a preparação da proteína de soja no dia anterior. Faço o demolho duas vezes, como indicado na minha receita, e já deixo temperado na geladeira.
No dia seguinte, já tenho a minha proteína de soja pronta, com mais cor e muito mais sabor.
Obs. Se quiser aprender mais sobre a soja, sugiro que leia este artigo.
Se não fizer este fim de semana, que tal testar esta receita na sua próxima segunda-feira sem carne? Definitivamente será um sucesso!
Vamos à receita?
Chilli sem Carne
Imprimir ReceitaEquipamentos
- Peneira grande
- Panela com tampa
Ingredientes
Ingredientes Proteína de Soja (preparação)
- 1/2 chávena de proteína de soja texturizada (em pequenos grãos)
- 2 colheres de sopa de vinagre
- 2 colheres de sopa de molho de soja
- 1 dente de alho picado
- Pimenta preta a gosto
- Azeite de oliva a gosto
- Água quente para hidratar a proteína
Ingredientes Chilli sem Carne
- 2 chávenas de feijão encarnado cozido (guarde o caldo para utilizar)
- 1 chávena de proteína de soja já preparada
- 1/2 chávena de polpa de tomate
- 1/2 chávena de milho verde cozido
- 1/2 cebola picada
- 2 dentes de alho picados
- 1/2 tomate picado
- 1/4 pimentão vermelho picado
- 1/2 colher de chá cominhos (opcional)
- Malagueta ou piri-piri a gosto (opcional)
- Coentros frescos a gosto
- Azeite de oliva, sal e pimenta a gosto
Instruções
Instruções Proteína de Soja
- Em uma vasilha, adicione a proteína de soja, o vinagre e acrescente água quente até cobrir a proteína. Deixe descansar por 30 minutos. Com a ajuda de uma peneira, escorra a água e lave a proteína em água fria. Esprema bem com as mãos para extrair o máximo de líquido.
- Transfira a proteína para uma vasilha e tempere com molho de soja, alho e pimenta. Deixe pegar o sabor do tempero (de um dia para o outro ou pelo menos 30 minutos).
Instruções Chilli sem Carne
- Em uma panela, adicione um fio de azeite e acrescente a cebola e a folha de louro. Deixe refogar por pelo menos 5 minutos, até a cebola murchar. Adicione o alho e refogue por mais alguns minutos.
- Adicione o tomate, o pimento e o piri-piri. Refogue até murchar e adicione a proteína de soja, deixando fritar bem. Adicione colheradas de caldo do cozimento do feijão, raspando o fundo da panela e repita até a proteína estar bem refogada.
- Acrescente o feijão, a polpa de tomate e mais um pouco de caldo do cozimento do feijão (cerca de 1 chávena). Tempere com sal e pimenta, tampe a panela e deixe cozer por 15 minutos em lume brando, mexendo de vez em quando.
- Adicione o milho e deixe cozinhar por 5 minutos. Ajuste o tempero se necessário e sirva com os acompanhamentos de sua preferência.
Nota(s)
- Se puder, prepare a sua proteína de soja de um dia para o outro, para que ela absorva por mais tempo os temperos.
- Caso goste de cominho, acrescente uma pitada no seu refogado.
- Sugestão de acompanhamentos: fatias de abacate, fatias de cebola roxa, rodelas de malagueta, folhas de coentro e tortilhas/chips de milho. Poderá também servir com arroz ou quinoa e uma salada de folhas.
Ficou com alguma dúvida? Deixe aqui o seu comentário que terei o maior prazer em responder! 💛
Obs. Quando fizer esta receita, vou ficar muito feliz se puder partilhar nas suas redes sociais, me marcar e adicionar a hashtag #liaskitchen
Por fim, se ainda não me segue no Instagram e quer ver as minhas dicas de cozinha diárias, é só clicar aqui!
Beijinhos e até a próxima!