O petisco que trago hoje é um bolinho de polvilho que lembra muito o pão de queijo, mas que é muito mais fácil de fazer. E igualmente delicioso, viu?!
Eu, como uma boa Brasileira, adoro pão de queijo. E não precisa nem ser Brasileiro para adorar esta maravilha.
Para quem não conhece, o pão de queijo (que não é bem um “pão”), é um biscoito de polvilho. Além do polvilho, leva ovos, leite, queijo, óleo vegetal e sal. Esta é a base original, mas há várias receitas diferentes.
O pão de queijo tradicional é assado no forno e tem uma textura macia e elástica (comer ele ainda morninho com café é tãooooo bom).
Apesar de delicioso, ele não é tão simples de fazer (pelo menos para mim). Em algumas receitas, é preciso ferver o leite e o óleo e escaldar o polvilho, depois esperar esfriar para acrescentar os demais ingredientes e moldar as bolinhas. Too much for me.
Outra opção é comprar o saquinho de pão de queijo, onde acrescenta-se apenas a água e os ovos e mistura-se tudo para fazer as bolinhas. Mas aí fica a pergunta: O que tem nesse saquinho? O que são estes ingredientes estranhos que nunca ouvi falar?!
Pão de Beijo
Foi então que, no curso de culinária vegana que estou fazendo, conheci o Pão de Beijo, também conhecido por alguns como Pão de (não) Queijo. Eu prefiro chamar de bolinho de polvilho.
Mas este bolinho é uma maravilha para quem tem intolerância à lactose ou restrições no consumo de glúten. Ou mesmo para quem escolhe não consumir produtos de origem animal. Não tem queijo, ovos, lactose e nem glúten. E fica tão bom!
Eu gostei mesmo da praticidade. Só cozer o tubérculo, misturar os demais ingredientes, fazer as bolinhas e forno. AMO!
Eu testei com batata branca, inhame e batata doce roxa. O meu preferido foi sem dúvida com batata branca. A textura fica incrível. E achei o sabor mais neutro.
Se quiser acrescentar mais uma corzinha ao seu bolinho, poderá acrescentar uma pitada de cúrcuma em pó. Ou brincar com as cores utilizando batata doce roxa, batata doce laranja ou água colorida (batendo beterraba ou espinafre com a água, por exemplo).
Imagine o quanto as crianças vão gostar destes bolinhos coloridos – e saudáveis!
E por que usar os dois polvilhos? Porque um dá o sabor azedinho do queijo e o outro dá a textura macia e elástica. E se tiver acesso à levedura nutricional use, pois dará um saborzinho a mais de queijo ao seu bolinho.
Mas se não tiver, não tem problema algum, pois o polvilho azedo já dá este sabor.
Vamos à receita?
Bolinho de Polvilho
Imprimir ReceitaEquipamentos
- Forno
Ingredientes
- 1 xícara de chá do tubérculo de sua preferência cozido e amassado (pode ser batata, batata doce, mandioca, mandioquinha ou inhame)
- 1 xícara de chá de polvilho doce
- 1/2 xícara de chá de polvilho azedo
- 1/4 xícara de chá de azeite de oliva
- 1 colher de chá de sal
- 2 colheres de sopa de levedura nutricional (opcional)
- Temperos de sua preferência a gosto
- Água para dar ponto (aprox. 4 colheres de sopa)
Instruções
- Pré-aqueça o forno a 200º C.
- Em uma vasilha, adicione o tubérculo cozido e amassado, os polvilhos doce e azedo, o azeite, a levedura nutricional (opcional) e o sal. Misture os ingredientes. Obs: Prove um pouco da massa para verificar se o sal está a seu gosto.
- Acrescente a água aos poucos, às colheradas, enquanto mistura tudo. Amasse bem, com a ajuda das mãos, até obter uma massa homogênea e com a consistência de massinha/plasticina.
- Molde os bolinhos e leve-os ao forno a 200ºC por 25 minutos.
Nota(s)
- Cozer o seu tubérculo no vapor faz com que ele absorva menos água.
- A levedura nutricional é opcional, mas dá um sabor especial ao bolinho.
- Sugestão de temperos: orégano/orégãos, manjericão, tomilho, alecrim, etc..
- Para que o bolinho ganhe mais cor, poderá adicionar uma pitada de cúrcuma em pó. Para mais fibras, poderá adicionar sementes de chia ou linhaça.
- Para congelar, coloque os bolinhos em um prato e leve ao congelador. Assim que estiverem firmes, transfira-os para um recipiente ou saquinho e leve-os novamente ao congelador – assim eles não grudarão um no outro.
- Os bolinhos podem ser assados na airfryer a 160º C por 15 minutos.
Ficou com alguma dúvida? Deixe aqui o seu comentário que terei o maior prazer em responder! 💛
Obs. Quando fizer esta receita, vou ficar muito feliz se puder partilhar nas suas redes sociais, me marcar e adicionar a hashtag #liaskitchen
E se ainda não me segue no Instagram e quer ver as minhas dicas de cozinha diárias, é só clicar aqui!
Vou testar!!!
Que bommm! 😍
Já estou fazendo !! Usei mandioca e páprica para dar uma cor. Vamos ver o resultado
Oba! Depois me conta se gostou! 😍