fbpx

Beringela à Parmegiana

Beringela à Parmegiana

Hoje trago a clássica Beringela à Parmegiana em uma versão moderna, onde a beringela é empanada sem ovos e com farinha de linhaça.

Parmigiana di melanzane, Melanzane alla Parmigiana, Beringela Parmigiana ou Berinjela à Parmegiana, como chamamos no Brasil. Este é um prato italiano com beringela empanada e frita, guarnecida com molho de tomate e parnesão e por fim assada no forno.

Duas regi√Ķes do sul da It√°lia, Sic√≠lia e Camp√Ęnia, clamam a origem desta receita. Mas a inven√ß√£o √© mais atribu√≠da a Parma, j√° que o nome do prato refere-se √† cidade e ao queijo parmes√£o, produzido l√°.

A parmegiana tem varia√ß√Ķes fora da It√°lia feitas com vaca, frango e outros vegetais. No Brasil, √© muito comum encontrar bife ou frango √† parmegiana. Foi assim que conheci e sempre comi este prato. Acompanhado sempre de arroz e batatas fritas.

No entanto, foi aqui em Portugal que quis experimentar uma vers√£o “sem carne” e experimentei com a beringela. Logo ap√≥s, “descobri” que esta √© mesmo a vers√£o original. Sabia disso?!

O meu Twist

A minha receita de beringela à parmegiana é um pouco diferente. Não uso ovos e utilizo farinha de linhaça para empanar (ou panar, como se fala aqui).

Sinceramente nunca gostei de usar ovos batidos para empanar os alimentos. Sempre tive uma sensação de desperdício. Recentemente conheci a farinha de grão de bico, que funciona lindamente como a parte líquida do empanado. Além disso, é cheia de fibras e proteínas.

Para a parte seca, onde normalmente se usa farinha de rosca (ou p√£o ralado), substituo por farinha de linha√ßa dourada/amarela. A farinha de linha√ßa, al√©m de fibras e prote√≠nas, possui √īmega 3 e 6. Ou seja, √© um alimento funcional. E a cor do empanado fica linda!

Refor√ßo que tanto a farinha de gr√£o de bico quanto a de linha√ßa n√£o t√™m gl√ļten, sendo portanto aptas para os intolerantes ao gl√ļten.

Em relação a como empanar, eu gosto de fazê-lo com azeite de oliva. Mas você pode fazer com o óleo de sua preferência até mesmo na Airfryer Рse quiser uma fritura sem óleo.

Por fim, um belo molho de tomate (de preferência caseiro) e o queijo parmesão por cima. E depois forno, para terminar de assar as beringelas e derreter o queijo. Tão bom!

Sugest√£o de Acompanhamento

E para acompanhar, que tal uma bela massa? Eu gosto de servir com spaghetti. Já aproveito o molho de tomate que uso na beringela para deixar a massa bem suculenta. Mas você pode servir com o acompanhamento de sua preferência.

Vamos à receita?

Beringela à Parmegiana

por Lia Lob√£o | www.lialobao.com/blog
Imprimir Receita
Tempo de Preparo 10 minutes
Tempo de Cozedura 40 minutes
Cozinha Italiana
Dose 2 Pessoas

Equipamentos

  • Escorredor de massa ou Peneira Grande
  • Frigideira Grande
  • Forno

Ingredientes
  

  • 1 Beringela
  • 6 colheres de sopa de farinha de gr√£o de bico (e √°gua para diluir)
  • 1 x√≠cara de ch√° de farinha de linha√ßa dourada/amarela
  • Temperos a gosto (alho em p√≥, p√°prica defumada, ervas frescas, etc..)
  • Sal e pimenta a gosto
  • Azeite de oliva a gosto (para fritar a beringela)
  • Molho de tomate a gosto
  • Queijo parmes√£o ralado a gosto
  • Manjeric√£o fresco a gosto (para a finaliza√ß√£o)

Instru√ß√Ķes
 

  • Corte a beringela em rodelas de aproximadamente 0,5 a 0,8 cm de largura. Descarte as pontas.
  • Disponha as rodelas de beringela em um escorredor de massa, formando camadas. Polvilhe sal entre as camadas e deixe-as descansar por 20 minutos. Desta forma, a beringela n√£o ficar√° amarga. Enquanto isso, fa√ßa os preparados para empanar a beringela.
  • Preparado l√≠quido: Em uma vasilha, adicione a farinha de gr√£o de bico. Tempere com sal, pimenta e os temperos de sua prefer√™ncia (usei alho em p√≥ e cebolinho). Acrescente √°gua aos poucos e v√° mexendo com a colher, at√© que fique com a consist√™ncia de ovo batido. Reserve.
  • Preparado seco: Em outra vasilha, adicione a farinha de linha√ßa. Tempere com sal, pimenta e temperos (usei alho em p√≥ e p√°prica defumada). Misture bem e reserve.
  • Passe as rodelas de beringela por √°gua corrente e seque-as bem. Mergulhe uma rodela de cada vez no preparado l√≠quido e deixe escorrer o excesso. Transfira para vasilha com o preparado seco e empane as rodela, at√© cobrir toda a superf√≠cie. Fa√ßa o mesmo com as demais.
  • Pr√©-aque√ßa o forno a 200¬ļ C. Aque√ßa uma frigideira grande e adicione azeite de oliva at√© cobrir o fundo da frigideira. Assim que o azeite estiver bem quente, adicione as rodelas de beringela e deixe fritar por cerca de 2 minutos de cada lado ou at√© que fiquem douradas. Vire apenas uma vez e com cuidado, para que a farinha de linha√ßa n√£o solte da beringela.
  • Deixe escorrer bem o azeite das rodelas fritas e transfira para um prato ou travessa forrada com papel absorvente. Repita o mesmo com as restantes.
  • Na travessa que vai ao forno, adicione um pouco de molho de tomate no fundo da travessa, para que as beringelas n√£o grudem. Disponha as rodelas de beringela em cima do molho. Finalmente, adicione queijo parmes√£o ralado em cima de cada rodela.
  • Leve a travessa ao forno por 30 minutos a 200¬ļ C ou at√© que as beringelas estejam assadas (espete com um garfo se necess√°rio) e o queijo derretido. Adicione folhas de manjeric√£o fresco e sirva com o acompanhamento de sua prefer√™ncia.

Nota(s)

  • Para o preparado l√≠quido, a farinha de gr√£o de bico pode ser substitu√≠da por farinha de trigo (utilizando a √°gua da mesma forma) ou por ovo batido.¬†
  • Para o preparado seco, a farinha de linha√ßa dourada pode ser substitu√≠da por farinha de rosca, p√£o ralado ou panko (farinha de p√£o em flocos maiores).

Se quiser ver o passo a passo da receita, confira o vídeo abaixo:

Ficou com alguma d√ļvida? Deixe aqui o seu coment√°rio que terei o maior prazer em responder! ūüíõ

Obs. Quando fizer esta receita, vou ficar muito feliz se puder partilhar nas suas redes sociais, me marcar e adicionar a hashtag #liaskitchen

E se ainda n√£o me segue no Instagram e quer ver as minhas dicas de cozinha di√°rias, √© s√≥ clicar aqui!

Deixe um coment√°rio

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Avaliar Receita




Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de coment√°rios s√£o processados.