fbpx

Bolinho de Polvilho

Bolinho de Polvilho

O petisco que trago hoje é um bolinho de polvilho que lembra muito o pão de queijo, mas que é muito mais fácil de fazer. E igualmente delicioso, viu?!

Eu, como uma boa Brasileira, adoro p√£o de queijo. E n√£o precisa nem ser Brasileiro para adorar esta maravilha.

Para quem n√£o conhece, o p√£o de queijo (que n√£o √© bem um “p√£o”), √© um biscoito de polvilho. Al√©m do polvilho, leva ovos, leite, queijo, √≥leo vegetal e sal. Esta √© a base original, mas h√° v√°rias receitas diferentes.

O pão de queijo tradicional é assado no forno e tem uma textura macia e elástica (comer ele ainda morninho com café é tãooooo bom).

Apesar de delicioso, ele não é tão simples de fazer (pelo menos para mim). Em algumas receitas, é preciso ferver o leite e o óleo e escaldar o polvilho, depois esperar esfriar para acrescentar os demais ingredientes e moldar as bolinhas. Too much for me.

Outra opção é comprar o saquinho de pão de queijo, onde acrescenta-se apenas a água e os ovos e mistura-se tudo para fazer as bolinhas. Mas aí fica a pergunta: O que tem nesse saquinho? O que são estes ingredientes estranhos que nunca ouvi falar?!

P√£o de Beijo

Foi então que, no curso de culinária vegana que estou fazendo, conheci o Pão de Beijo, também conhecido por alguns como Pão de (não) Queijo. Eu prefiro chamar de bolinho de polvilho.

Mas este bolinho √© uma maravilha para quem tem intoler√Ęncia √† lactose ou restri√ß√Ķes no consumo de gl√ļten. Ou mesmo para quem escolhe n√£o consumir produtos de origem animal. N√£o tem queijo, ovos, lactose e nem gl√ļten. E fica t√£o bom!

Eu gostei mesmo da praticidade. Só cozer o tubérculo, misturar os demais ingredientes, fazer as bolinhas e forno. AMO!

Eu testei com batata branca, inhame e batata doce roxa. O meu preferido foi sem d√ļvida com batata branca. A textura fica incr√≠vel. E achei o sabor mais neutro.

Se quiser acrescentar mais uma corzinha ao seu bolinho, poder√° acrescentar uma pitada de c√ļrcuma em p√≥. Ou brincar com as cores utilizando batata doce roxa, batata doce laranja ou √°gua colorida (batendo beterraba ou espinafre com a √°gua, por exemplo).

Imagine o quanto as crianças vão gostar destes bolinhos coloridos Рe saudáveis!

E por que usar os dois polvilhos? Porque um dá o sabor azedinho do queijo e o outro dá a textura macia e elástica. E se tiver acesso à levedura nutricional use, pois dará um saborzinho a mais de queijo ao seu bolinho.

Mas se n√£o tiver, n√£o tem problema algum, pois o polvilho azedo j√° d√° este sabor.

Vamos à receita?

Bolinho de Polvilho

por Lia Lob√£o | www.lialobao.com/blog
5 from 1 vote
Imprimir Receita
Tempo de Preparo 10 minutes
Tempo de Cozedura 25 minutes
Cozinha Brasileira
Dose 12 unidades

Equipamentos

  • Forno

Ingredientes
  

  • 1 x√≠cara de ch√° do tub√©rculo de sua prefer√™ncia cozido e amassado (pode ser batata, batata doce, mandioca, mandioquinha ou inhame)
  • 1 x√≠cara de ch√° de polvilho doce
  • 1/2 x√≠cara de ch√° de polvilho azedo
  • 1/4 x√≠cara de ch√° de azeite de oliva
  • 1 colher de ch√° de sal
  • 2 colheres de sopa de levedura nutricional (opcional)
  • Temperos de sua prefer√™ncia a gosto
  • √Āgua para dar ponto (aprox. 4 colheres de sopa)

Instru√ß√Ķes
 

  • Pr√©-aque√ßa o forno a 200¬ļ C.
  • Em uma vasilha, adicione o tub√©rculo cozido e amassado, os polvilhos doce e azedo, o azeite, a levedura nutricional (opcional) e o sal. Misture os ingredientes. Obs: Prove um pouco da massa para verificar se o sal est√° a seu gosto.
  • Acrescente a √°gua aos poucos, √†s colheradas, enquanto mistura tudo. Amasse bem, com a ajuda das m√£os, at√© obter uma massa homog√™nea e com a consist√™ncia de massinha/plasticina.
  • Molde os bolinhos e leve-os ao forno a 200¬ļC por 25 minutos.

Nota(s)

  • Cozer o seu tub√©rculo no vapor faz com que ele absorva menos √°gua.
  • A levedura nutricional √© opcional, mas d√° um sabor especial ao bolinho.
  • Sugest√£o de temperos: or√©gano/or√©g√£os, manjeric√£o, tomilho, alecrim, etc..
  • Para que o bolinho ganhe mais cor, poder√° adicionar uma pitada de c√ļrcuma em p√≥.¬†Para mais fibras, poder√° adicionar sementes de chia ou linha√ßa.
  • Para congelar, coloque os bolinhos em um prato e leve ao congelador. Assim que estiverem firmes, transfira-os para um recipiente ou saquinho e leve-os novamente ao congelador ‚Äď assim eles n√£o grudar√£o um no outro.
  • Os bolinhos podem ser assados na airfryer a 160¬ļ C por 15 minutos.

Ficou com alguma d√ļvida? Deixe aqui o seu coment√°rio que terei o maior prazer em responder! ūüíõ

Obs. Quando fizer esta receita, vou ficar muito feliz se puder partilhar nas suas redes sociais, me marcar e adicionar a hashtag #liaskitchen

E se ainda n√£o me segue no Instagram e quer ver as minhas dicas de cozinha di√°rias, √© s√≥ clicar aqui!

4 coment√°rios em “Bolinho de Polvilho”

Deixe um coment√°rio

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Avaliar Receita




Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de coment√°rios s√£o processados.