Bolonhesa de lentilhas é uma opção económica e proteica para quem quer um molho delicioso, mas sem nada de origem animal.
É uma receita prática e uma sugestão para quem não gosta ou não se dá bem com a proteína de soja – outra opção vegetariana para fazer este tipo de molho.
Dessa maneira, sugiro que olhe com carinho para esta receita e veja o quão fácil é para fazer. Não vão muitos ingredientes, fica pronta em pouco tempo e tem aquele gostinho de memória afetiva – cheirinho de domingo, sabe?!
Eu servi a minha bolonhesa de lentilhas com polenta cremosa, mas dá para usar em massas, lasanhas e até empadões (o nosso famoso “escondidinho”).
Uma verdadeira delícia!
As lentilhas
As lentilhas são leguminosas muito benéficas para a nossa saúde. Além de serem uma fonte importante de proteína, elas possuem fibras que ajudam no bom funcionamento do trato digestivo.
Aliás, algumas pessoas notam que a digestão delas é mais fácil que a do feijão, por exemplo.
Infelizmente elas são subestimadas e ainda pouco consumidas. No Brasil eu mesma só comia lentilhas nas festas de mim de ano. Ainda bem que isso vem mudando.
Os benefícios
- Melhoram a tensão arterial: Por serem ricas em magnésio, ajudam na vascularização, transporte de nutrientes pelo sangue e flexibilizam as estruturas de veias e artérias.
- Previnem o cancro de cólon: Por serem ricas em fibras e antioxidantes. Além disso, previnem também o cancro no intestino por possuírem a capacidade anti-inflamatória.
- Reduz a tensão pré-menstrual: Por serem ricas em uma substância chamada lignanas, que possuem papel parecido na função dos hormônios femininos no organismo, reduzindo os sintomas de “TPM”.
- Ajudam a diminuir o colesterol: Porque têm fibras insolúveis que diminuem a absorção de gorduras.
- Previnem e tratam a anemia – Por serem ricas em ferro, portanto recomendadas especialmente para pessoas com tendência a desenvolver anemia.
- Melhoram a saúde dos ossos – Por terem, além de cálcio, isoflavonas que ajudam a produzir hormônios importantes para fortalecer os ossos.
Dessa forma, é uma ótima ideia incluir estas belezinhas na alimentação, não é mesmo?
Se quiser ver o vídeo com o passo a passo da receita da Bolonhesa de Lentilhas, clique aqui.
Obs. Tenho outra receita deliciosa com lentilhas – experimente também o meu Kibe de Lentilhas Assado.
Vamos à receita?
Bolonhesa de Lentilhas
Imprimir ReceitaIngredientes
- 1 chávena de lentilhas castanhas
- 1 e 1/2 chávena de polpa de tomate
- 1/2 chávena de vinho tinto
- 1/2 cebola picada
- 1/2 tomate picado
- 2 dentes de alho picados
- 2 colheres de sopa de cenoura picada ou ralada (aprox. 2 col sopa)
- 2 colheres de sopa de azeitonas verdes picadas (aprox. 10 unidades)
- 1 colher de sopa de aipo picado (opcional)
- 1 colher de chá de páprica fumada
- 1 folha de louro
- Pitada de canela (opcional)
- Manjericão fresco picado a gosto
- Água (usei aprox. 2 chávenas)
Instruções
- Deixe as lentilhas de molho em água de um dia para o outro. No dia seguinte, lave e escorra com a ajuda de uma peneira.
- Leve uma panela ao lume e assim que estiver quente, adicione azeite, a cebola picada e a folha de louro. Refogue por alguns minutos, adicionando em seguida a cenoura ralada e o aipo. Mexa e adicione o alho picado e depois o tomate.
- Refogue por 5 minutos, tempere com sal e pimenta e adicione a páprica fumada e a pitada de canela. Mexa e acrescente as lentilhas já escorridas. Refogue por alguns minutos e adicione o vinho tinto, mexendo até evaporar.
- Adicione a polpa de tomate, as azeitonas picadas, a água e o manjericão fresco. Vá colocando a água aos poucos (talvez seja preciso adicionar um pouco mais depois). Ajuste o tempero, tampe a panela e deixe cozinhar por aproximadamente 30 minutos, até que as lentilhas estejam macias.
Nota(s)
- Eu prefiro usar as lentilhas castanhas nesta receita porque acredito que elas têm a consistência ideal. As lentilhas vermelhas acabam por esmagar.
- A pitada de canela faz toda a diferença no sabor. Mas é só uma pitada mesmo!
Ficou com alguma dúvida? Deixe aqui o seu comentário que terei o maior prazer em responder! 💛
Obs. Vou ficar muito feliz se puder partilhar esta e outras receitas nas suas redes sociais, me marcar e adicionar a hashtag #liaskitchen
Por fim, se ainda não me segue no Instagram e quer ver as minhas dicas de cozinha diárias, é só clicar aqui!
Beijinhos e até a próxima!