Este pesto de ervilhas tem sido coringa aqui na minha cozinha. Além de prático e saboroso, ele é mais leve – por não conter queijo – e ainda é proteico.
Queijo é uma delícia, eu sei. Mas não é todo mundo que pode ou quer comer queijo, por isso esta opção de pesto totalmente vegano, mas diferente e delicioso.
E se você é como eu, que gosta de queijo, mas quer diminuir o consumo, vou falar sobre um ingrediente que nem todos conhecem: levedura nutricional.
A levedura nutricional é um alimento de origem vegetal rico em proteínas e vitaminas. Além disso, tem um sabor parecido com o queijo, o que faz com que muitas pessoas que seguem uma dieta vegana utilizem-no.
Ela traz também vários benefícios para a saúde, como regulação do colesterol, prevenção do envelhecimento precoce e fortalecimento do sistema imunológico, dentre outros.
Eu comecei a usar este ingrediente muito timidamente e agora tenho usado cada vez mais.
Levedura Nutricional – Dicas
- Para preservar as vitaminas, é aconselhável não aquecer a levedura a mais de 100° C, portanto adicione-a sempre no final das suas preparações aquecidas (no caso do pesto de ervilhas não será necessário);
- Dê sempre preferência à levedura que já vem enriquecida com vitamina B12 – uma vitamina essencial para a manutenção do sistema nervoso.
Já falamos bastante sobre a levedura nutricional – e as ervilhas?!
Sei que tem muita gente que “torce o nariz” para esta leguminosa. Eu amo ervilhas desde sempre e confesso achar estranho ter quem não goste, mas sei que tem.
Só digo uma coisa: experimente este pesto de ervilhas. A combinação de sabores das ervilhas com o manjericão é maravilhosa – fresca e exótica. E as ervilhas são ricas em proteína, tornando qualquer prato mais saudável – ainda mais se combinadas com algum cereal integral.
Este pesto combina com qualquer massa que você tiver em casa. Faça como eu e experimente com um espaguete integral, que além de delicioso fica super nutritivo.
Obs. Eu uso as ervilhas congeladas mesmo, que apesar de congeladas, são frescas.
Vamos à receita?
Pesto de Ervilhas
Imprimir ReceitaEquipamentos
- Liquidificador, Mixer ou Processador de Alimentos
Ingredientes
- 2 chávenas de manjericão fresco
- 1 chávena de ervilhas congeladas
- 1/3 chávena de castanhas de caju torradas na frigideira
- 1/3 chávena de azeite de oliva extra virgem
- 2 colheres de sopa de levedura nutricional (opcional)
- dente de alho picado (sem o "miolo")
- Água até "dar ponto" (usei aprox. 1 col sopa)
- Sal e pimenta preta a gosto
Instruções
- Aqueça uma frigideira antiaderente e assim que estiver quente, adicione as castanhas de caju e toste-as, mexendo para não queimarem. Corte em pedaços menores e reserve.
- Adicione os demais ingredientes no processador (exceto a água) e triture-os. Raspe os cantos com a ajuda de uma espátula ou colher para ajudar processo e continue a triturar até obter uma mistura quase homogênea.
- Adicione a água aos poucos, até ficar na textura desejada, adicionando mais água se necessário. Adicione a castanha de caju, triture e ajuste o tempero.
- Sirva com a sua massa preferida, na salada ou mesmo com pão/torradas.
Nota(s)
- Retire o “miolo” do alho para que ele fique com um sabor mas suave.
- Deixe para colocar as castanhas de caju somente no final, para ficar com uns pedacinhos crocantes e deliciosos!
- A levedura nutricional é opcional, mas faz toda a diferença no sabor “a queijo”.
Deixo aqui outra sugestão: usar este pesto com uma tosta com pão de fermentação natural e tomatinhos confitados, que tal? A receita do tomate confitado está aqui.
Ficou com alguma dúvida? Deixe aqui o seu comentário que terei o maior prazer em responder! 💛
Obs. Vou ficar muito feliz se puder partilhar esta e outras receitas nas suas redes sociais, me marcar e adicionar a hashtag #liaskitchen
Por fim, se ainda não me segue no Instagram e quer ver as minhas dicas de cozinha diárias, é só clicar aqui!
Beijinhos e até a próxima!