Hoje trago a receita de uma massa oriental feita com noodles, cheia de vegetais saborosos e que fica pronta em 20 minutos. Vamos a isto?
Em primeiro lugar e antes de olhar a receita, dê uma olhadela na sua geladeira. Tem algum legume triste, abatido, implorando para ser usado!?
Na minha sempre tem e acho que é nestas horas que a mente fica mais aguçada e criativa.
Coma os seus vegetais
Nada como uma refeição cheia de vegetais e que vai nutrir o seu corpo por um bom tempo.
Nós ficamos mais leves, mais bem dispostos e com muito mais energia.
E certamente esta é uma ótima ideia para quem quer incluir mais vegetais na alimentação (não são todos que gostam, eu sei).
Mas se juntar uns legumes refogados, alguns complementos, um bom tempero e um noodle, tenho certeza que vai adorar estes noodles com vegetais!
E a proteína?
Eu elegi o tofu como a proteína da minha massa oriental. Aprendi a gostar desse danado e agora compro sempre.
Mas se você não gosta de tofu, não se prenda a isto.
Utilize a sua proteína favorita porque são os vegetais refogados, os cogumelos e o molho de soja que dão sabor para esta massa.
Obs. Se é #tofulover como eu, deixo aqui 3 receitas especiais com este ingrediente maravilhoso. É só clicar na receita que te apetecer:
E sem esquecer dos cogumelos, ok? Se não tiver shiitake, use os brancos, marrons ou outros.
Os cogumelos também dão um sabor umami (assim como o molho de soja), típico da cozinha oriental.
Vamos à receita?
Massa Oriental
Imprimir ReceitaIngredientes
- 200 g de massa noodles
- 150 g de cogumelos shiitake fatiados
- 150 g de tofu fumado (opcional)
- 1 unidade pequena de brócolos
- 1 cebola em meias luas
- 2 dentes de alho picados
- 1 cenoura em tirinhas
- 1 pimento vermelho em tirinhas
- 1/2 courgette em tirinhas
- 4 colheres de sopa de molho de soja
- Óleo de sésamo a gosto (pode ser substituído por azeite)
- Sal e pimenta preta a gosto
- Sementes de sésamo, cebolinho picado e gomos de limão (para a finalização)
Instruções
- Cozinhe os brócolos no vapor ou na água fervente por 2 a 3 minutos, apenas para dar uma pré-cozida no vegetal. Reserve os floretes dos brócolos e aproveite a água para cozinhar a massa.
- Cozinhe a massa de acordo com as instruções da embalagem, retire 1 minuto antes do tempo indicado, passe a massa por água fria e reserve.
- Corte o tofu em cubos pequenos. Em uma frigideira grande, adicione um fio de óleo de sésamo e grelhe o tofu em lume médio/alto até dourar em todos os lados. Tempere com sal e pimenta. Reserve.
- Na mesma frigideira, adicione mais um fio de óleo e grelhe os cogumelos shiitake em lume médio/alto, mexendo de vez em quando até que os cogumelos fiquem dourados. Tempere com sal e pimenta. Reserve.
- Adicione mais óleo e acrescente a cebola. Refogue por 2 minutos e acrescente a cenoura, o pimentão, a courgette e o alho. Tempere com sal e pimenta e refogue por 5 minutos, mexendo de vez em quando até que os vegetais estejam macios, mas com alguma crocância.
- Acrescente os floretes dos brócolos e em seguida o tofu e os cogumelos, envolvendo tudo muito bem. Adicione a massa cozida, o molho de soja e misture todos os ingredientes. Prove o tempero, ajuste se necessário e desligue o lume.
- Sirva ainda quente e finalize com sementes de sésamo, cebolinho fresco picado e gomos de limão.
Nota(s)
- Guarde todas as partes que não for utilizar na receita (por exemplo o caule dos bróculos e as pontas da cenoura e do pimento) para outras preparações como sopa ou arroz.
Ficou com alguma dúvida? Deixe aqui o seu comentário que terei o maior prazer em responder! 💛
Obs. Vou ficar muito feliz se puder partilhar esta e outras receitas nas suas redes sociais, me marcar e adicionar a hashtag #liaskitchen
Por fim, se ainda não me segue no Instagram e quer ver as minhas dicas de cozinha diárias, é só clicar aqui!
Beijinhos e até a próxima!