Esta receita de kibe de lentilhas assado no forno fica tão suculenta e saborosa que já é minha nova forma favorita de fazer (e comer) kibe.
O kibe, kibbeh ou quibe (como chamado no Brasil) é um prato típico do Oriente Médio. Consiste tradicionalmente em uma mistura do grão integral do trigo moído com carne ovina ou bovina – também moída – e ervas. Esta mistura pode ser servida crua (na verdade a carne é “cozida” com o sumo do limão), frita ou assada.
No Brasil, o kibe é muito comum em bares, restaurantes e também nos lares familiares – os brasileiros amam! É um prato delicioso que serve como entrada ou prato principal.
A minha mãe faz um kibe cru delicioso! Toda vez que vou ao Brasil, ela faz para mim. (Mãe, já sabe né?!) 😁
Versão sem Carne
Apesar de ser um prato que eu amo (principalmente as versões crua e frita), nunca o fiz em Portugal. Sempre que pensava em fazer, desistia. É provável que por “medo” de errar, de não ficar igual… Essas coisas que passam na nossa cabeça quando vamos fazer uma receita diferente.
Foi então que, na minha busca por receitas sem carne, descobri o kibe de lentilhas assado no forno. Pesquisei algumas receitas, testei, ajustei os temperos a meu gosto e acho que descobri a versão perfeita para mim. Fica mesmo muito boa!
O preparo das lentilhas faz toda a diferença. Você precisa fazer um bom refogado e dar bastante sabor às lentilhas, para que elas deixem o kibe ainda mais gostoso. Se acaso tiver acesso à páprica defumada, use. Mas se não tiver, tudo bem. Utilize a páprica normal ou colorau para pelo menos dar mais uma corzinha.
E em relação ao trigo? Eu testei com o trigo para kibe e também com a quinoa, mas o minha opção preferida foi a primeira. Acredito que o trigo, por precisar ser hidratado, ajuda a dar mais consistência para a massa. Sem falar que o sabor fica mais parecido com o kibe, talvez provavelmente pela memória afetiva.
Porém, se você tiver alergia ao glúten, utilize sim a quinoa. Só acrescente um pouco mais de humidade (ou umidade) à sua massa, ok?
O demolho
O demolho deve ser feito sempre, pois além de ajudar a deixar as lentilhas mas macias, elimina o ácido fítico presente nos grãos e que atrapalha a absorção dos nutrientes e a digestão (já mencionado na minha primeira receita de Lentilhas).
Vamos à receita?
Kibe de Lentilhas Assado no Forno
Imprimir ReceitaEquipamentos
- Peneira
- Forno
- Travessa para forno
Ingredientes
Ingredientes Lentilhas
- 1 xícara de lentilhas cruas
- 1/2 cebola picada
- 2 dentes de alho picados
- 1 folha de louro
- Azeite, sal e pimenta preta a gosto
Ingredientes Kibe de Lentinhas
- 1 xícara de trigo para kibe (ou quinoa cozida)
- 2 xícaras de lentilhas cozidas (sem caldo)
- 1/2 cebola picada (usei a roxa)
- 3 dentes de alho picados
- 1/2 colher de chá de páprica defumada (opcional)
- Raspas de 1 limão
- Hortelã, salsa e cebolinha a gosto
- Azeite a gosto (para untar a forma e regar por cima)
- Sal e pimenta preta a gosto
Instruções
Instruções Demolho
- Lentilha: Deixe as lentilhas de molho de um dia para o outro em uma vasilha com água fria (8 horas de molho). Passado o tempo, lave as lentilhas em água fria e escorra a água, com a ajuda de uma peneira. Cozinhe as lentilhas conforme as instruções abaixo. Se já tiver as lentilhas cozidas, vá direto para as instruções do Kibe de Lentilhas.
- Trigo para Kibe: Hidrate o trigo para kibe, deixando-o de molho em água fria (3 horas de molho). Passado o tempo, lave-o em água fria, com a ajuda de uma peneira, e escorra a água – esprema com as mãos para ajudar a escorrer bem. Transfira o trigo para uma vasilha grande.
Instruções Lentilhas
- Em uma panela com tampa, refogue a cebola e a folha de louro em um fio de azeite, até a cebola murchar. Acrescente o alho e mexa até dourar, acrescentando as lentilhas em seguida.
- Tempere com sal e pimenta e refogue as lentilhas com os temperos por alguns minutos, para pegar sabor. Acrescente água fria até cobrir as lentilhas, tampe a panela e deixe cozer por 20 minutos, ou até que as lentilhas estejam bem macias.
- Escorra o caldo das lentilhas (guarde o caldo para utilizar depois) e reserve as lentilhas sem caldo para a preparação do kibe.
Instruções Kibe de Lentilhas
- Pré-aqueça o forno a 200º C. Na mesma vasilha do trigo, adicione as lentilhas já cozidas (e sem caldo), a cebola, o alho, a páprica defumada, as raspas de limão e as ervas frescas. Tempere com sal e pimenta e misture bem, até formar uma massa homogênea.
- Prove e verifique se o tempero está a seu gosto, ajustando se necessário. Unte uma travessa para forno com azeite e disponha a mistura, espalhando-a na travessa.
- Faça uns riscos em cima, regue com azeite e leve a travessa ao forno por 40 minutos a 200º C ou até o kibe que esteja firme e dourado.
- Sirva com uma salada ou com os acompanhamentos de sua preferência.
Nota(s)
- O demolho das lentilhas deve ser feito de um dia para o outro e o do trigo para kibe no mesmo dia, na parte da manhã.
- Caso tenha alergia ao glúten, poderá substituir o trigo por quinoa cozida. Neste caso, acrescente um pouco do caldo da lentilha ou água (aprox. 1 colher de sopa) na mistura, para que dê liga.
- Você pode também moldar os kibes individuais e fritá-los em óleo, azeite ou até na Airfryer.
Ficou com alguma dúvida? Deixe aqui o seu comentário que terei o maior prazer em responder! 💛
Obs. Quando fizer esta receita, vou ficar muito feliz se puder partilhar nas suas redes sociais, me marcar e adicionar a hashtag #liaskitchen
E se ainda não me segue no Instagram, é só clicar aqui!
Amei a receita mas fiquei com uma dúvida. Nos ingredientes da lentilha fala 1 xícara de lentilha e no ingrediente do kibe pede 2 xícaras de lentilha. Estou na dúvida se cozinho 2 xícaras de lentilha ou uma só. Obrigada
Oi Natália. É que a lentilha depois de cozida rende bastante, por isso a diferença entre ela crua e cozida na receita. Mas pelo que vi, conseguiu fazer mesmo com a dúvida né? Que bom! Beijão e obrigada por ter arriscado! 💛
Ficou perfeito meu Kibe, amei e já repeti. Não perde em nada para o kibe tradicional.
Obrigada por compartilhar 😍
Que bom, fico muito feliz! E concordo que não perde nada para o tradicional! 💛