A tortilla espanhola é uma receita clássica feita com batatas, cebola, ovos e azeite. É muito prática para se fazer e leva poucos minutos para ficar pronta.
Este é daqueles pratos perfeitos para uma janta preguiçosa ou para quando você não tem muitos ingredientes em casa, mas quer comer algo gostoso e reconfortante.
E dá para comer quente ou fria, servindo perfeitamente para levar de lanchinho para a escola ou para o trabalho.
Ingredientes e suas variações
Inegavelmente ovos e batatas são ingredientes obrigatórios para fazer a tortilla espanhola. Em relação à cebola, em algumas regiões não se utiliza.
Eu, como sou uma apaixonada por cebola, uso sempre. Se você não gosta, pode perfeitamente fazer sem.
Outros ingredientes que podem ser utilizados: alho, cenoura, pimentos, cogumelos, salsa e muitos outros.
Mas garanto que você não sentirá falta de nenhum ingrediente fora os mencionados na receita.
O azeite também pode ser substituído por outro tipo de óleo, mas o azeite é tão bom e tão saudável que eu sinceramente não substituiria.
Sem falar que você pode voltar a utilizar o azeite posteriormente em outras preparações. Este reaproveitamento é ouro!
Como servir a tortilla?
Os espanhóis comem tortilla no desjejum, como prato principal, como lanche (em uma sandes, por exemplo) e na forma de tapas, no jantar.
É um prato que não precisa ser quente (apesar de eu preferir assim). A tortilla pode ser servida em temperatura ambiente ou mesmo fria.
Que tal servir como entrada no próximo jantar com os seus amigos? Você pode já deixar a tortilla preparada com antecedência e depois é só cortar em pedaços menores.
Vamos à receita?
Tortilla Espanhola
Imprimir ReceitaEquipamentos
- Frigideira média antiaderente
- Espátula
- Prato grande (para girar a tortilla)
Ingredientes
- 3 batatas médias
- 1 cebola
- 4 ovos
- 1 tomate picado (opcional e apenas para a finalização)
- Azeite de oliva a gosto
- Sal e pimenta a gosto
Instruções
- Descasque as batatas e corte-as em rodelas finas. Descasque a cebola, corte-a ao meio e depois em meias luas finas.
- Leve a frigideira ao lume médio e adicione uma boa quantidade de azeite, que dê para cobrir toda a batata e a cebola.
- Disponha as rodelas de batata e por cima a cebola em meias luas na frigideira e deixe que elas cozinhem por 10 a 15 minutos até que fiquem macias, sem dourar muito (teste com um garfo). Se precisar de mais azeite, acrescente um pouco mais.
- Retire as batatas e a cebola com a ajuda de uma escumadeira e transfira-as para uma vasilha, para que elas esfriem. Coe o azeite e guarde-o em um recipiente para utilizar posteriormente, deixe apenas um pouco para fritar a tortillha.
- Quebre os ovos em uma vasilha e bata com um garfo até que vire uma mistura homogênea. Assim que as batatas e a cebola estiverem frias, adicione-as à vasilha dos ovos batidos, tempere com sal e pimenta e misture bem.
- Leve a frigideira novamente ao lume e assim que estiver quente, transfira a mistura e deixe cozer em lume médio por aproximadamente 10 minutos, até a tortilla começar a ficar dourada e desgrudar dos cantos.
- Quando perceber que a tortilla está mais firme, vire-a com a ajuda de um prato e leve-a novamente à frigideira para cozinhar o outro lado. Assim que estiver dourada na parte de baixo (verifique com a ajuda de uma espátula), desligue o lume e transfira para o prato onde irá servir.
- Finalize com tomate picado para um toque de frescura e sirva como entrada ou prato principal, acompanhada de uma bela salada de folhas.
Nota(s)
- Coe o azeite e guarde-o em um recipiente fora do frigorífico para utilizá-lo em outras preparações.
- Ao cozinhar as cebolas juntamente com as batatas, a tortillha ficará aromatizada e ainda mais saborosa.
- Se achar que a tortilla ainda não está cozida a seu gosto, vire-a novamente com a ajuda do prato e deixe cozinhar mais.
Ficou com alguma dúvida? Deixe aqui o seu comentário que terei o maior prazer em responder! 💛
Obs. Vou ficar muito feliz se puder partilhar esta e outras receitas nas suas redes sociais, me marcar e adicionar a hashtag #liaskitchen
Por fim, se ainda não me segue no Instagram e quer ver as minhas dicas de cozinha diárias, é só clicar aqui!
Beijinhos e até a próxima!