Quer aprender a fazer um feijão tropeiro perfeitamente vegano e ainda duas formas diferentes de preparar o tofu? Se sim, vem aprender comigo!
Antes de mais nada, vamos falar um pouquinho sobre este prato delicioso e tipicamente brasileiro, associado principalmente às culinárias de São Paulo, Minas Gerais e Goiás.
A origem do feijão tropeiro
O feijão tropeiro surgiu de um movimento chamado Tropeirismo. Os tropeiros eram os homens responsáveis por fazer o transporte de mercadorias entre algumas regiões.
Esse transporte era feito por tropas a cavalo ou em lombo de mulas. Para facilitar o transporte nestas longas viagens, levavam alimentos secos e não perecíveis como: farinha de mandioca, feijão, torresmo, linguiça, temperos, sal e café.
Dessa forma, preparavam pratos que tinham como base: feijão, farinha de mandioca, torresmo, linguiça, ovos, cebola e temperos; daí a origem do feijão tropeiro.
Versão vegana
Esta é uma versão para quem não pode ou não quer consumir produtos de origem animal – além de ser uma versão beeeeem mais leve, já que não leva a gordura do bacon, da linguiça e nem dos ovos.
A minha sugestão é feita com o tofu de duas formas – tofu grelhado (uso o tofu defumado, para um saborzinho a churrasco) e tofu mexido.
Obs. Se quiser experimentar também outras formas de utilizar o tofu, veja as minhas receitas de Tofu Xadrez e Pasta de Tofu.
Eu já fiz esta receita também com o seitan (no lugar do tofu defumado), mas sinceramente não vi muita graça no seitan – prefiro mesmo o tofu.
Mas você pode substituir o tofu grelhado por seitan, tempeh ou até algum embutido vegano (felizmente já existem várias opções no mercado).
Dicas
- Se você não encontrar o tofu defumado, tudo bem. Faça com o normal e, se puder, acrescente um pouco de páprica defumada ou fumaça líquida na sua marinada.
- O tofu mexido não tem mistério nenhum. É só juntar os ingredientes em uma frigideira e cozinhar por 5 minutinhos, até ficar tudo “ligado”. Um ingrediente que recomendo para esta preparação é o sal negro, pois ele é rico em enxofre e o seu sabor lembra o sabor dos ovos.
- O feijão é melhor que você tenha pronto, mas se não tiver é só cozinhar da sua forma favorita (não esqueça de demolhar antes) ou mesmo utilizar o de lata.
E sabe qual a minha dica principal? Faça tudo em uma panela só!
É só grelhar o tofu defumado e reservar, em seguida fazer o tofu mexido e reservar (e limpar a panela com um papel toalha) e por fim fazer o feijão tropeiro vegano na mesma frigideira. Prático, não?!
Vamos à receita?
Feijão Tropeiro Vegano
Imprimir ReceitaEquipamentos
- Frigideira antiaderente
Ingredientes
Ingredientes Tofu Mexido
- 150 g de tofu firme
- 2 colheres de sopa de leite vegetal (usei o de aveia)
- 1 colher de sopa de levedura nutricional (opcional)
- Pitada de cúrcuma (opcional)
- Fio de azeite de oliva e pimenta preta a gosto
- Sal negro a gosto (se não tiver, use o sal normal)
Ingredientes Feijão Tropeiro
- 1 xícara de chá de feijão cozido e sem caldo (usei o encarnado/vermelho)
- 150 g de tofu defumado cortado em cubos (pode utilizar o normal, se não encontrar o defumado)
- 150 g de tofu mexido
- 1/2 cebola picada
- 2 dentes de alho picados
- 100 g de couve cortada em tirinhas
- 1/2 xícara de chá de farinha de mandioca
- Páprica fumada a gosto
- Salsa, cebolinho ou coentros frescos picados a gosto
- Azeite de oliva a gosto
- Sal e pimenta preta a gosto
Instruções
Tofu Mexido
- Em uma frigideira e com o fogo baixo/médio, desfaça o tofu (já escorrido) em pedaços. Adicione o leite vegetal, a cúrcuma, a levedura nutricional e o azeite.
- Deixe cozinhar por 5 minutos, mexendo sempre. Tempere com sal e pimenta preta. Assim que estiver tudo mexido e "ligado", desligue o fogo.
- Prove e ajuste o tempero se necessário. Finalize com sal negro, para um sabor a ovos. Reserve.
Feijão Tropeiro Vegano
- Retire o tofu da embalagem e seque o excesso de líquido com um papel toalha. Adicione um fio de azeite em uma frigideira antiaderente e grelhe os cubos de tofu em fogo médio/alto, até que todos os lados estejam dourados. Tempere com sal e pimenta. Reserve.
- Na mesma frigideira e em fogo médio, adicione um pouco mais de azeite e acrescente a cebola picada. Refogue por aproximadamente 5 minutos, até que murche.
- Adicione o alho e deixe fritar, acrescentando em seguida a páprica fumada e o feijão. Refogue por alguns minutos e junte o tofu grelhado e o tofu mexido. Tempere com sal e pimenta e misture bem.
- Acrescente a couve e deixe cozinhar por alguns minutos e vá adicionando a farinha de mandioca aos poucos. Deixe a farinha cozinhar por pelo menos 5 minutos, mexendo de vez em quando. Prove e ajuste o tempero se necessário.
- Desligue o fogo, polvilhe erva fresca picada e sirva com arroz, vinagrete e fatias de laranja ou com o acompanhamento de sua preferência.
Nota(s)
- Utilize o seu feijão favorito e se possível cozinhe-o em casa (não esquecendo de demolhar por pelo menos 8 horas).
- Para que o tofu mexido fique mais “parecido” com ovo mexido, não deixe de utilizar cúrcuma (para uma cor amarelinha) e sal negro (para um sabor a ovos).
- Para um toque especial, acrescente algumas gotas de limão na hora de servir o seu feijão tropeiro vegano.
Ficou com alguma dúvida? Deixe aqui o seu comentário que terei o maior prazer em responder! 💛
Obs. Vou ficar muito feliz se puder partilhar esta e outras receitas nas suas redes sociais, me marcar e adicionar a hashtag #liaskitchen
Só para reforçar, se ainda não me segue no Instagram e quer ver as minhas dicas de cozinha diárias, é só clicar aqui!
Beijinhos e até a próxima!