Caponata de Beringela (ou berinjela, como se escreve no Brasil) é um tipo de antepasto italiano feito com beringela, pimentão, cebola, muito azeite de oliva e temperos. Uma deliciosa maneira de começar uma refeição.
Antes de mais nada, o antepasto (antipasto em Italiano), que significa “antes do prato”, é o conjunto de iguarias servidas antes de uma refeição. Exemplos de antepasto: tapenade de azeitonas, caponata de beringela, molho pesto, queijos, embutidos, dentre outros.
Sendo assim, a caponata é um antepasto mas nem todo antepasto é uma caponata.
Típica da Sicília, a caponata de beringela tradicional é feita com beringela, tomate, cebola, alcaparras, vinagre e açúcar. A versão maltesa inclui pimentão e, claro, existem várias outras versões e adaptações.
Receita de Mãe
Aprendi a fazer esta receita com a minha mãe. Lembro-me desta entradinha desde sempre e do tempo que ela levava para fazer. E sempre com muito cuidado e paciência. Mas isso porque ela sempre fez bastante caponata. Mas já que vai ligar o forno, que aproveite da melhor forma, certo?!
E como a minha mãe sempre faz em grande quantidade, ela usa travessa separadas. Uma para a beringela, uma para os pimentões e outra para a cebola. E nunca dura muito tempo, todo mundo adora a caponata da Ritinha!
Foi uma das primeiras receitas que anotei antes de sair do Brasil e só agora fui tentar fazer. Mas é uma receita tão boa que já fiz umas 5 vezes nas últimas semanas. Alguns amigos já provaram e adoraram!
Paciência é a chave!
Você só precisa ter paciência para mexer os vegetais de vez em quando, para que eles não ensopem e nem queimem. O restante é com os próprios vegetais e com o azeite.
E sem dó de azeite, hein?! Quanto mais azeite, mais saborosa fica a caponata. Além disso, o azeite ajuda a conservá-la posteriormente. Importante: utilize um bom azeite de oliva!
A caponata de beringela dura umas boas semanas na geladeira. Isso se não acabar antes, como as minhas têm acabado. E a cada dia que passa ela vai ficando mais gostosa!
Eu, que tenho um forno pequeno, faço tudo em uma travessa só. Mas deixo os vegetais separadinhos, para juntá-los apenas 40 minutos antes de terminarem de assar. Assim eles dão uma leve desidratada e não ficam ensopados.
E o tempero é com você. Minha mãe usa também vinagre balsâmico , que dá uma profundidade de sabor maravilhosa. Do mesmo modo, ela adiciona uva passa (que eu amo, mas não adiciono porque o maridão não gosta).
Por aqui, apenas sal, pimenta preta e azeite já são mais que suficientes (e agrada todo mundo). Só não esqueça do pão ou das torradinhas para acompanhar, ok?!
Vamos à receita?
Caponata de Beringela
Imprimir ReceitaIngredientes
- 2 beringelas médias
- 2 cebolas médias
- 1 pimento/pimentão vermelho pequeno
- 1 pimento/pimentão amarelo pequeno
- 1 pimento/pimentão verde pequeno
- Dentes de alho a gosto
- Folhas de louro a gosto
- Sal e pimenta preta a gosto
- Azeite de oliva a gosto
Instruções
- Separe uma travessa de ir ao forno e comece a cortar os legumes. Separe também uma vasilha para descartar o lixo. Pré-aqueça o forno a 200º C.
- Retire as sementes e toda a parte branca dos pimentões e descarte-as. Corte os pimentões em tiras bem finas. Cuidado para não se cortar. Transfira para a travessa de ir ao forno.
- Retire as pontas das cebolas e depois corte-as ao meio. Retire as cascas e corte as cebolas em meias luas finas. Transfira para a travessa.
- Retire as pontas das beringelas e depois corte-as ao meio. Isso ajudará a descascá-las e a cortar fatias finas. Retire as cascas e descarte-as. Corte as beringelas em rodelas e depois em fatias finas. Transfira para a travessa.
- Amasse alguns dentes de alho, separe algumas folhas de louro e espalhe-os na travessa. Regue com bastante azeite e tempere com sal e pimenta preta. Leve ao forno a 200º C por 20 minutos.
- Passado o tempo, retire a travessa do forno, mexa os vegetais (separadamente) e regue com um pouco mais de azeite. Leve ao forno por mais 40 minutos, fazendo o mesmo processo de 20 em 20 minutos.
- Mexa sempre para que eles não grudem e não queimem. Observe também se eles começarem a juntar muita água. Eles devem ficar mais para desidratados (assados) do que para cozidos (e ensopados).
- Retire novamente a travessa e misture tudo, regando com um pouco mais de azeite. Leve ao forno por mais 40 minutos, mexendo de 20 em 20 minutos.
- Retire a travessa do forno, verifique se os vegetais estão assados e saborosos, ajuste o tempero se necessário e assim que esfriar, transfira a caponata para uma vasilha de vidro.
Nota(s)
- Utilize uma travessa grande para que os vegetais fiquem bem espalhados. Isso fará com que os legumes fiquem desidratados e não cozidos (e ensopados).
- Não tenha dó de azeite nesta receita, ele dá todo o sabor à caponata e ajuda a conservá-la posteriormente na geladeira.
- Fique sempre de olho para que os vegetais não queimem. Diminua a temperatura do forno se verificar que estão começado a queimar e não esqueça de mexer de vez em quando.
- Use os seus temperos favoritos, como: orégano, tomilho, alecrim e outros.
- Sugestão de ingredientes adicionais: azeitonas pretas, alcaparras e/ou uva passa.
Se quiser ver o passo a passo da receita, confira o vídeo abaixo:
Ficou com alguma dúvida? Deixe aqui o seu comentário que terei o maior prazer em responder! 💛
Obs. Quando fizer esta receita, vou ficar muito feliz se puder partilhar nas suas redes sociais, me marcar e adicionar a hashtag #liaskitchen
E se ainda não me segue no Instagram e quer ver as minhas dicas de cozinha diárias, é só clicar aqui!
Parabéns por essa receita maravilhosa.
Você está expert em culinária!
👏👏👏👏👏👏👏
Muito obrigada! 💛