Arroz frito com kimchi é um prato coreano feito com vários vegetais e com kimchi, um preparado ótimo para a saúde intestinal.
O kimchi é um fermentado cheio de bactérias boas, que fazem bem para o nosso intestino e para a nossa imunidade. Além disso, o seu sabor exótico combinado com os vegetais e com o tofu marinado tornam esta refeição uma explosão de sabores.
Para ficar ainda mais nutritivo, preparei com arroz integral, que é o meu queridinho do momento!
Se quiser ver o vídeo com o passo a passo da receita do Arroz Frito com Kimchi, clique aqui.
Kimchi
Antes de mais nada, o nome kimchi deriva da palavra coreana shimchae, que significa vegetais salgados.
É uma preparação onde os vegetais são colocados em uma salmoura e depois são misturados com outros ingredientes e temperos, que ficarão a fermentar por alguns dias.
De fato, o kimchi se tornou um prato tão importante na Coreia que passou a ser considerado Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade a partir de 2013.
Além de famoso, o kimchi fornece uma série de nutrientes importantes: fibras, vitaminas B2, B3, B9, C e K, sódio, ferro e também probióticos, que são bactérias benéficas para o intestino.
Por ser tão rico nutricionalmente, ajuda a fortalecer a imunidade, faz bem para a saúde do coração, do cérebro e ainda ajuda a regular o sistema digestivo, pois contribui para o funcionamento do intestino.
Existem várias formas e variações de kimchi e claro que é possível fazer em casa – existem várias receitas pela internet.
Mas confesso que preferi uma versão de compra, pela praticidade. Quem sabe um dia me aventure a fazer o meu próprio kimchi.
Obs. O tofu não é obrigatório de todo nesta receita, mas acrescentando este ingrediente, terá uma refeição bem mais balanceada.
E por falar nele, se quiser outras ideias de receitas com tofu, é só clicar aqui para ver a lista.
Vamos à receita?
Arroz Frito com Kimchi
Imprimir ReceitaEquipamentos
- Frigideira antiaderente
Ingredientes
- 200 g de tofu firme
- 1 e 1/2 chávena de chá de arroz integral cozido
- 1/2 pimento vermelho em tiras
- 1/2 cenoura em tiras
- 1/2 cebola roxa fatiada
- 1/2 couve pak choi
- 2 dentes de alho picados
- 2 colheres de sopa de kimchi e um pouco do líquido (couve fermentada)
- 1 colher de sopa de amido de milho
- Cebolinha picada a gosto
- Sementes de sésamo a gosto
- Sal, pimenta e azeite de oliva a gosto
Molho Tofu
- 2 colheres de sopa de molho de soja
- 1 colher de sopa de vinagre de arroz
- 1 colher de sopa de agave (pode ser substituído por xarope de ácer, de arroz ou melaço de cana)
- 1/2 colher de sopa de gochujang (opcional)
- 1/2 colher de chá de gengibre em pó
Instruções
- Retire o tofu da embalagem, seque-0 e corte-o em cubos pequenos. Transfira para uma vasilha e tempere com azeite, sal e pimenta.
- Adicione o amido de milho e misture para que os cubos estejam todos cobertos. Reserve. Misture os ingredientes do molho em um recipiente. Reserve.
- Leve uma frigideira ao lume e assim que estiver quente, adicione azeite. Adicione os cubos de tofu e grelhe-os até que estejam dourados. Diminua o lume e adicione o molho, mexendo até cobrir todo o tofu. Reserve.
- Limpe a frigideira, leve novamente ao lume e acrescente azeite assim que estiver quente. Adicione a cebola, a cenoura e o pimento e refogue por 5 minutos. Adicione o alho, refogue e acrescente a pak choi cortada em pedaços menores. Refogue até que os vegetais estejam macios. Tempere com sal e pimenta.
- Junte o arroz e frite por alguns minutos, adicionando em seguida o tofu. Desligue o lume, adicione o kimchi e um pouco do líquido e misture bem. Ajuste o tempero se necessário e sirva com cebolinha picada e sementes de sésamo.
Nota(s)
- Para a versão sem glúten, use tamari no lugar do molho de soja e caso use o gochujang, verifique se este tem glúten.
- No caso de usar gochujang, sirva o prato com uma salada fresca para atenuar o picante.
- Tiras de alga nori torradas na frigideira também são um ótimo acompanhamento.
Ficou com alguma dúvida? Deixe aqui o seu comentário que terei o maior prazer em responder! 💛
Obs. Vou ficar muito feliz se puder partilhar esta e outras receitas nas suas redes sociais, me marcar e adicionar a hashtag #liaskitchen
Por fim, se ainda não me segue no Instagram e quer ver as minhas dicas de cozinha diárias, é só clicar aqui!
Beijinhos e até a próxima!