Patê de grão-de-bico é a minha sugestão para uma entradinha prática com torradas e também para o recheio daquele sanduíche especial.
Já fiz muitas vezes esse patê e fica muito bom! E sem falar que ele é ótimo para levar em lugares como praia, piqueniques e acampamentos.
Além de poder servir de entrada com torradinhas, ainda dá pra fazer um belo sanduíche (sandes em Portugal) e levar na bolsa para quando a fome apertar.
Daqueles lanches deliciosos e que nos deixam alimentados e nutridos por um bom tempo.
Ingredientes
Os ingredientes do patê de grão-de-bico são no geral simples e fáceis de encontrar.
Utilizaremos para esta receita o grão-de-bico (se conseguir, cozinhe na sua casa; se não, utilize o de lata), cebola, cenoura, azeitonas, alcaparras, temperos e maionese.
O único ingrediente que acredito ser mesmo opcional é a alga nori, porque talvez nem todos tenham acesso a ela. Mas se conseguir utilizar, ótimo.
A alga nori dá um saborzinho a mar que vai até lembrar aquele patezinho de atum, sabe?!
Observação: A alga Nori é rica em proteína, cálcio, ferro, vitamina A, B e C. Além disso, contém duas vezes mais proteína do que algumas carnes.
E você pode adicionar ainda outros ingredientes à sua escolha, como: milho, ervilhas, uva passa, frutos secos e outros. Libere a sua criatividade!
E quem não gosta de maionese?
A função da maionese nesta receita é apenas “dar liga” ao patê. E além da cremosidade, ela dá também aquele sabor característico de patê.
Claro que a maionese não é dos ingredientes mais saudáveis do mundo, mas de vez em quando não faz mal. O lance é viver em equilíbrio!
Mas caso não goste mesmo de maionese (vegana ou não), você pode utilizar iogurte sem açúcar (vegetal ou não) e até a minha pasta de tofu.
Eu confesso que prefiro usar mesmo a maionese, porque me lembra o sabor do patê de atum que minha mãe fazia e que era tão bom!
Vamos à receita?
Patê de Grão-de-Bico
Imprimir ReceitaEquipamentos
- Mixer (opcional)
Ingredientes
- 1 xícara de chá de grão-de-bico cozido e sem caldo (aprox. 150g)
- 1/4 de cebola roxa picada
- 1/4 de cenoura ralada
- 20 g de azeitonas verdes cortadas em rodelas
- 10 g de alcaparras picadas
- 3 colheres de sopa de maionese sem ovos ou iogurte vegetal sem açúcar (apenas para "dar liga")
- 1 folha de alga nori/ alga de sushi (opcional)
- Cebolinho ou salsa picada fresca a gosto
- Fio de azeite de oliva extra virgem (opcional)
- Gotas de limão a gosto
- Sal e pimenta preta a gosto
Instruções
- Triture a folha de alga nori com o mixer/varinha mágica. Caso não tenha mixer, pique a alga com faca ou mesmo com uma tesoura. Reserve.
- Em uma bowl ou vasilha, adicione o grão-de-bico e amasse-o levemente com um garfo. Adicione a cebola, a cenoura, as azeitonas, as alcaparras e a alga nori triturada. Misture.
- Adicione a maionese às colheradas e vá misturando os ingredientes, até que a mistura fique homogênea e cremosa.
- Tempere com sal, pimenta, gotas de limão e azeite. Prove e verifique se está a seu gosto. Finalize com erva fresca picada, misture e sirva com torradinhas, pão ou faça um belo sanduíche/sandes.
Nota(s)
- Se possível, cozinhe o seu grão-de-bico em casa (não esquecendo de fazer o demolho do grão por pelo menos 12 horas antes de cozinhá-lo).
- A maionese sem ovos pode ser substituída por iogurte vegetal sem açúcar. Adicione aos poucos e verifique se está na consistência desejada.
- Pode ainda adicionar outros ingredientes a seu gosto como: milho, ervilha, uva passa e outros.
- Sugestão de sanduíche/sandes: pão, alface, patê de grão-de-bico e tomate.
Ficou com alguma dúvida? Deixe aqui o seu comentário que terei o maior prazer em responder! 💛
Obs. Vou ficar muito feliz se puder partilhar esta e outras receitas nas suas redes sociais, me marcar e adicionar a hashtag #liaskitchen
Por fim, se ainda não me segue no Instagram e quer ver as minhas dicas de cozinha diárias, é só clicar aqui!
Beijinhos e até a próxima!