Que tal um molho de tomate assado caseiro, facinho de fazer e delicioso? Certamente você não vai mais querer comprar molho de tomate pronto.
Esta é uma daquelas receitas “molezinhas”, para fazer sempre que tiver tomates sobrando na geladeira e ver que vai perdê-los ou aproveitar uma promoção de tomates no mercado ou feira.
Dessa forma, é daqueles molhos para fazer sempre e ter sempre no congelador.
E quando não tiver ideia do que fazer para o almoço ou jantar, é só cozer uma massa e usar o seu próprio molho de tomate caseiro.
Um amor chamado Molho de Tomate Caseiro
Molho de tomate caseiro. Quem não gosta? Eu não conheço uma pessoa que não goste (se conhecer, me conte nos comentários).
Aprendi com a minha mãe há alguns anos a receita de um molho de tomate chamado Molho Arrabbiata. Ela aprendeu esse molho com o tio Fernandinho, um finado amigo italiano da nossa família (e que fazia os melhores molhos italianos e massas frescas do mundo) – que saudade!
A base da Arrabbiata é o tomate e a pimenta calabresa em flocos. Ainda vai bacon (na receita dele), assim como cebola, manjericão fresco e caldo de carne. É um molho beeeeem picante e delicioso, que fica horas na panela. Quanto mais tempo, mais saboroso fica.
Uma facilidade chamada Forno
Com o intuito de economizar o meu tempo na cozinha (e não precisar passar um bom tempo mexendo na panela do molho), resolvi experimentar esta versão de Molho de Tomate Assado. E fica deliciosa! O sabor fica mais intenso, mais doce, mais defumado.
Em suma, você só precisa cortar tudo e deixar a natureza (forno) fazer o resto. E o molho leva ingredientes que sempre temos em casa: tomate, cebola, alho, cenoura e temperos (sal, pimenta, azeite e alguma erva fresca).
Por fim, é só triturar tudo e temperar da sua maneira. Molezinha ou não?
Não gosta de manjericão? Use orégano. Ou tomilho. Ou adicione alguma pimenta, se quiser um molho mais picante. Eu gosto de usar apenas sal, pimenta, azeite e manjericão fresco, mas quando faço o molho pensando em pizza, adiciono também orégano seco.
E caso você seja um apreciador de azeites como eu, deixe para adicionar mais azeite apenas na finalização do molho. Dessa forma, o molho não ficará alaranjado.
Vamos à receita?
Molho de Tomate Assado
Imprimir ReceitaEquipamentos
- Forno
- Travessa para forno
- Liquidificador, Mixer ou Processador de Alimentos
Ingredientes
- 1 kg de tomates maduros
- 1 cebola média
- 1 chalota (opcional)
- 3 dentes de alho
- 1/2 cenoura média
- 2 folhas de louro
- Manjericão fresco a gosto
- Azeite de oliva a gosto
- Sal e pimenta preta a gosto
Instruções
- Pré-aqueça o forno a 200º C. Espalhe um fio de azeite no fundo da travessa de ir ao forno, para evitar que os vegetais grudem.
- Divida os tomates em quatro partes, no sentido do comprimento, e descarte o "olho" central. Transfira os tomates cortados para a travessa, com a parte das sementes virada para cima.
- Corte a cebola em quatro partes e transfira para a travessa. Não é preciso retirar a casca. Faça o mesmo com a chalota (opcional). Esmague os dentes de alho (com a casca) e espalhe-os na travessa.
- Retire as pontas da cenoura, descasque-a e corte a metade em pedaços pequenos, espalhando-os na travessa. Corte as folhas de louro em pedaços menores e espalhe-os na travessa.
- Tempere com sal, pimenta preta, um fio de azeite e leve a travessa ao forno por 1 hora ou até que os vegetais estejam bem assados (espete a cebola e cenoura com um garfo para verificar).
- Retire as cascas da cebola e do alho e descarte também as folhas de louro. Bata primeiramente no mixer: a cebola, o alho e a cenoura juntos, até que formem uma pasta.
- Em seguida, vá adicionando os tomates e batendo aos poucos. Se bater menos, o molho ficará com mais pedaços (e mais vermelho). Se bater mais, o molho ficará mais homogêneo (e mais laranja). Aproveite para adicionar os sucos que ficaram na travessa (raspe com uma colher de pau ou silicone para pegar todos os sabores).
- Corte as folhas de manjericão em tiras finas (ou adicione a erva fresca de sua preferência) e adicione ao molho, temperando em seguida com sal, pimenta e um fio de azeite (opcional).
Nota(s)
- Quanto mais maduros os tomate estiverem, mais doce o seu molho ficará.
- A cenoura ajuda a cortar a acidez do molho e precisa ser picada em pedaços pequenos para que fique macia.
- Sugestão de temperos: orégano/orégãos, tomilho, páprica defumada e pimenta calabresa/malagueta.
-
O molho dura até 5 dias na geladeira/frigorífico ou até 3 meses no congelador.
Já provou a minha receita de Beringela à Parmegiana? Já pode ser uma ideia de onde usar esse molho de tomate assado. E quando fizer, me conta tá?! Quero saber sedeu certo, se fez sucesso e tudo mais!
Ficou com alguma dúvida? Deixe aqui o seu comentário que terei o maior prazer em responder! 💛
Obs. Quando fizer esta receita, vou ficar muito feliz se puder partilhar nas suas redes sociais, me marcar e adicionar a hashtag #liaskitchen
E se ainda não me segue no Instagram e quer ver as minhas dicas de cozinha diárias, é só clicar aqui!
Oi Lia tudo bem ? Estou fazendo seu molho de tomate .. vou postar depois tá bom?
Olá! Que bom, fiquei feliz em saber e depois quero saber como ficou hein! Beijinhos