fbpx

Pão Sírio

Pão Sírio

Pão Sírio é um pão achatado feito na frigideira que tem alguns truques, mas todo mundo consegue fazer – e fica delicioso!

Conhecido como pão sírio, pão pita ou pão árabe, este pão levedado é feito com poucos ingredientes: farinha de trigo, água, sal, azeite e fermento biológico seco (aquele de saquinho). O pão infla como um balão dentro do forno ou na frigideira – e tem um cheiro maravilhoso, além de ser bem leve.

Eu decidi fazer o pão sírio na última vez que fiz kafta em casa (se quiser aprender a fazer umas deliciosas kaftas, é só clicar aqui). Fiz com a certeza de que daria errado (famosa Lei de Murphy), mas não é que deu certo?! Ficou MUITO bom, profissional mesmo! E o melhor: sem conservante ou outro ingrediente desconhecido.

Cheguei à conclusão que não é difícil, você só precisa seguir os passos corretamente para ter sucesso na receita. E a emoção de ver o pão inflar na frigideira é indescritível! 😁

Posso acompanhar o meu Pão Sírio com o que?

As pessoas consomem normalmente o pão sírio com azeite ou com pastas como Coalhada, Hummus e Baba Ghanoush. Ele acompanha muito bem uma caponata (ou antepasto) de berinjela. Além disso, é possível recheá-lo (já que ele é oco por dentro) com Kafta, Kebab e Falafel. No Brasil, é comumente recheado para preparar o famoso sanduíche Beirute.

Eu comia muito Beirute no Brasil. Aliás, confesso que aqui em casa fiz um Beirute no dia seguinte, com as sobras do pão. Deu para matar a saudade – e já não vejo a hora de fazer novamente.

Voltando ao pão sírio, só tenho um conselho: siga todas as medidas e passos corretamente. Certamente conseguirá fazer como eu fiz, de primeira. E se tiver alguma dúvida, conte comigo, ok?!

Este pão também pode ser feito no forno, mas você não terá controle sobre ele como fazendo na frigideira. Mas caso queira arriscar, pré-aqueça o forno a 250º C com um tabuleiro vazio dentro dele. Assim que o forno estiver quente, coloque dois discos no tabuleiro quente. Os pães irão estufar dentro do forno em 2 ou 3 minutos. Depois é só deixar mais 5 minutos até assar bem. No total serão no máximo 8 minutos de forno.

Vamos à receita?

Pão Sírio

por Lia Lobão | www.lialobao.com/blog
Imprimir Receita
Tempo de Preparo 2 hours
Tempo de Cozedura 30 minutes
Cozinha Oriente Médio, Vegana
Dose 6 Pães

Equipamentos

  • Balança de cozinha
  • Rolo de massa
  • Papel vegetal/manteiga
  • Frigideira antiaderente

Ingredientes
  

  • 300 g de farinha de trigo
  • 180 ml de água morna
  • 4 g de fermento biológico seco (de pacotinho)
  • 6 g de sal fino
  • 30 g de azeite de oliva

Instruções
 

  • Misture todos os ingredientes em uma vasilha, com a ajuda de uma espátula. Despeje a mistura em uma bancada e sove com as mãos por 20 minutos, até que a massa esteja lisa e elástica. Caso tenha batedeira, bata em velocidade máxima por 10 minutos.
  • Faça uma bola com a massa e coloque-a dentro de uma vasilha polvilhada com farinha. Cubra a vasilha com película aderente ou com um pano e deixe descansar pelo menos 1 hora, até que a massa tenha dobrado de volume.
  • Polvilhe a bancada e retire a massa da vasilha. Pressione a massa levemente na bancada, para eliminar o excesso de gás.
  • Divida a massa em 6 e faça bolinhas. Se preferir pese-as: cada bolinha terá a média de 85 g. Polvilhe um pouco de farinha para evitar que elas grudem na bancada.
  • Puxe as pontas da massa de cada bolinha para dentro e feche-as bem. Passe as bolinhas na farinha para que não grudem e nem furem. É importante que a massa não fure para que o pão sírio infle totalmente.
  • Polvilhe farinha na bancada e no rolo de massa e pressione a bolinha com a mão, para achatar a massa. Passe o rolo a partir do centro da massa, para cima e para baixo. Vire a massa e faça a mesma coisa, com cuidado, até que os discos tenham cerca de 3 cm de espessura e 13 cm de diâmetro. Quando a massa começar a grudar, polvilhe mais farinha.
  • Coloque os discos sobre o papel vegetal, com cuidado para que não rasguem, e deixe-os descansar por 30 minutos, cobertos com um pano. Quando for esquentá-los, comece pelo primeiro que foi modelado.
  • Esquente a frigideira em fogo médio/alto. Quando estiver quente, coloque a massa, virada ao contrário (o lado que estava em contacto com o pano fica para baixo). Pegue a massa com cuidado, para não esticar ou romper.
  • Vire a massa assim que primeiras bolhas surgirem (cerca de 20 a 30 segundos). Assim que o outro lado começar a inflar e aparecer uma bolha grande, faça uma leve pressão com a espátula, para que o pão infle totalmente. Vire assim que o pão estiver totalmente inflado.
  • O pão continuará a inflar até que um furo libertará todo o vapor naturalmente. Caso o pão fure antes de expandir totalmente, tente bloquear a saída de vapor com a espátula. Finalmente, deixe dourar a seu gosto, em ambos os lados, e sirva.

Nota(s)

  • Não deixe que o fermento entre em contacto direto com o sal. O sal diminui a potência do fermento. Sempre misture bem o sal e a farinha, antes de misturar os demais ingredientes. 
  • O pão sírio também pode ser feito no forno, mas você não terá tanto controle sobre ele como fazendo na frigideira. Caso queira arriscar, pré-aqueça o forno a 250º C com um tabuleiro vazio dentro dele. Com o forno já quente, coloque duas massas no tabuleiro quente. Os pães irão estufar dentro do forno em 2 ou 3 minutos. Depois é só deixar mais 5 minutos até assar bem. No total serão no máximo 8 minutos de forno.
  • Se o seu forno tiver a função grill, poderá acioná-la para dourar bem a crosta do pão. Sem o grill o pão ficará branquinho, mas você poderá finalizá-lo na frigideira.
  • Assim que tirar os pães do forno, é importante cobrí-los com um pano e deixá-los cobertos por 15 a 30 minutos, para que não fiquem ressecados. Caso faça na frigideira não será preciso cobrí-los, mas deixe-os sobre uma grade para perderem um pouco da humidade.
  • Tenha muito cuidado ao manipular o pão sírio. O vapor é muito quente e pode causar queimaduras.
  • Os pães poderão ser armazenados em saco plástico e consumidos em 3 a 4 dias. 

Se quiser ver o passo a passo da receita, confira o vídeo abaixo:

Ficou com alguma dúvida? Deixe aqui o seu comentário que terei o maior prazer em responder! 💛 

Obs. Quando fizer esta receita, vou ficar muito feliz se puder partilhar nas suas redes sociais, me marcar e adicionar a hashtag #liaskitchen

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Avaliar Receita




Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.