Como prometido, trouxe a receita da Feijoada Brasileira Vegana que fiz com vocês ontem, 17/04, ao vivo no Instagram, através da iniciativa #pelaterranacozinha
É uma receita fácil, nutritiva e deliciosa – e nem é preciso ser vegano para provar e gostar!
A feijoada é daqueles pratos de memória afetiva. Lembro da minha mãe fazer aquele panelão de feijoada para os amigos e familiares e era sempre uma festa.
Eu continuo gostando de feijoada, mas adaptei a receita da minha mãe para uma 100% vegetal e percebi que afinal é o feijão e os acompanhamentos que mandam neste prato.
Não uso nenhum tipo de carne (usa-se porco em feijoada), mas uso tofu fumado e também páprica, que deixam a feijoada com aquele sabor fumado delicioso – e muito mais leve por não ter aquele tanto de gordura que uma feijoada tradicional tem.
Por isso, é um prato que dá para comer até em dias da semana. Você não se sente pesado, mas se sente satisfeito e feliz – eu pelo menos fico assim.
Acompanhamentos
Os acompanhamentos tradicionais de uma feijoada (pelo menos a que tinha sempre em casa) são: arroz branco, vinagrete, farofa, couve refogada e fatias de laranja.
Eu tenho trocado o arroz branco por integral – além de ser mais saudável, te deixa saciado por mais tempo. Dica: se não gosta de arroz integral, experimente o redondo.
O vinagrete nada mais é que uma salada com tomate cortado em cubos, cebola ou cebola roxa picadinha, salsa e temperada com sal, pimenta, limão ou vinagre. Adoro!
A farofa pode ser feita de muitas formas – eu tenho a receita que postei semana passada da Farofa de Azeitonas e Amêndoas.
Para finalizar, uma couve cortada em tirinhas e refogada em alho e umas fatias de laranja, que além de ajudar na absorção do ferro, ajudam na digestão. Combo perfeito!
Se quiser ver o vídeo com o passo a passo da receita da Feijoada Brasileira Vegana, clique aqui.
Vamos à receita?
Feijoada Brasileira Vegana
Imprimir ReceitaEquipamentos
- Frigideira antiaderente (para grelhar o tofu e os cogumelos)
- Panela Grande
Ingredientes
- 4 chávenas de feijão preto cozido (com a água do cozimento)
- 200 g de tofu fumado em cubos
- 150 g de cogumelos fatiados (gosto de usar shiitake e pleurotus)
- 1 cenoura grande em meias luas
- 1/2 cebola picada
- 3 dentes de alho picados
- 1 folha de louro
- Páprica fumada a gosto
- Azeite, sal e pimenta preta a gosto
- Salsa, coentros e/ou cebolinha a gosto
Instruções
- Separe o feijão preto do caldo do cozimento. Triture 1 chávena de feijão com um pouco de caldo em um mixer ou liquidificador. Reserve.
- Leve um frigideira antiaderente ao lume e assim que estiver quente, adicione um fio de azeite e o tofu. Tempere com sal, pimenta e páprica fumada e grelhe até que todos os lados estejam dourados. Reserve.
- Na mesma frigideira e com o lume alto, adicione mais um fio de azeite, acrescente os cogumelos e deixe grelhar sem mexer muito, até que fiquem dourados. Tempere com sal, pimenta e páprica fumada. Reserve.
- Leve uma panela ao lume e assim que estiver quente, adicione um fio de azeite, a cebola e a folha de louro. Deixe a cebola refogar de 5 a 10 minutos, mexendo de vez em quando, até murchar. Tempere com sal, pimenta e páprica fumada.
- Adicione o alho e deixe refogar por 5 minutos, acrescentando em seguida o feijão que ficou separado, o feijão que foi triturado com o caldo e um pouco do caldo. Coloque o caldo aos poucos, para poder controlar a espessura da feijoada.
- Adicione a cenoura e deixe cozinhar por 10 minutos, acrescentando em seguida o tofu e os cogumelos. Deixe cozinhar por 10 minutos e verifique a espessura do caldo. Se estiver muito grosso, acrescente mais caldo – se estiver muito fino, destampe a panela para secar um pouco. Aproveite para ajustar o tempero.
- Desligue o lume, acrescente as ervas frescas picadas e sirva com arroz, vinagrete, farofa, couve refogada e laranja – os acompanhamentos clássicos da feijoada.
Nota(s)
- Deixe sempre o feijão de molho em água de um dia para o outro, lembrando de trocar a água pelo menos uma vez. Descarte a água e troque por uma nova na hora de cozê-lo.
- Quando cozinhar o feijão, tempere a água com um pouco de sal, pimenta, um dente de alho esmagado e uma folha de louro – o seu feijão ficará muito mais saboroso.
- Pode adicionar também um pedaço de alga kombu na hora do cozimento, para ajustar na digestão.
Ficou com alguma dúvida? Deixe aqui o seu comentário que terei o maior prazer em responder! 💛
Obs. Vou ficar muito feliz se puder partilhar esta e outras receitas nas suas redes sociais, me marcar e adicionar a hashtag #liaskitchen
Por fim, se ainda não me segue no Instagram e quer ver as minhas dicas de cozinha diárias, é só clicar aqui!
Beijinhos e até a próxima!