Separe o feijão preto do caldo do cozimento. Triture 1 chávena de feijão com um pouco de caldo em um mixer ou liquidificador. Reserve.
Leve um frigideira antiaderente ao lume e assim que estiver quente, adicione um fio de azeite e o tofu. Tempere com sal, pimenta e páprica fumada e grelhe até que todos os lados estejam dourados. Reserve.
Na mesma frigideira e com o lume alto, adicione mais um fio de azeite, acrescente os cogumelos e deixe grelhar sem mexer muito, até que fiquem dourados. Tempere com sal, pimenta e páprica fumada. Reserve.
Leve uma panela ao lume e assim que estiver quente, adicione um fio de azeite, a cebola e a folha de louro. Deixe a cebola refogar de 5 a 10 minutos, mexendo de vez em quando, até murchar. Tempere com sal, pimenta e páprica fumada.
Adicione o alho e deixe refogar por 5 minutos, acrescentando em seguida o feijão que ficou separado, o feijão que foi triturado com o caldo e um pouco do caldo. Coloque o caldo aos poucos, para poder controlar a espessura da feijoada.
Adicione a cenoura e deixe cozinhar por 10 minutos, acrescentando em seguida o tofu e os cogumelos. Deixe cozinhar por 10 minutos e verifique a espessura do caldo. Se estiver muito grosso, acrescente mais caldo - se estiver muito fino, destampe a panela para secar um pouco. Aproveite para ajustar o tempero.
Desligue o lume, acrescente as ervas frescas picadas e sirva com arroz, vinagrete, farofa, couve refogada e laranja - os acompanhamentos clássicos da feijoada.