O Caldo Verde é uma das receitas tradicionais portuguesas famosas no mundo todo. Em 2011, esta deliciosa sopa foi eleita uma das 7 Maravilhas da Gastronomia de Portugal.
Originário do Minho, região Norte de Portugal, o Caldo Verde é feito com couve-galega, batata, cebola, alho, chouriço e azeite de oliva. Além disso, é tradicionalmente servido com broa de milho e vinho verde.
Em Portugal, quase todos os restaurantes têm o Caldo Verde no menu de entradas. Assim as pessoas iniciam a refeição com o caldo e comem menos ao jantar. É ótimo para as noites frias, quando apetece-nos algo reconfortante.
Eu costumo fazer o Caldo Verde para o jantar. Como leva batatas, é uma refeição que já me deixa bem satisfeita, sem necessidade de comer algo mais.
A Minha Receita de Caldo Verde
A minha versão leva alho francês, que dá um sabor ainda mais especial a este prato. Se não quiser usar o alho francês, não tem problema. Faça mesmo sem ele. Mas garanto que a sua sopa terá um sabor diferenciado com este vegetal.
Conforme a maioria das receitas, a indicação é que se leve os legumes diretamente a cozer, para depois triturar e finalizar. Eu costumo refogar muito bem os legumes, principalmente a cebola, para extrair o máximo de sabor. O chouriço com seu sabor (de)fumado também ajuda a dar ainda mais intensidade a este caldo.
A quantidade que sugiro dá para três pessoas comerem muito bem. Se for para entrada, dá para quatro ou cinco pessoas tranquilamente.
Esta é uma sopa medianamente espessa. Se gostar dela mais fina, é só acrescentar mais água.
Vamos à receita?
Caldo Verde
Imprimir ReceitaIngredientes
- 2 batatas médias descascadas em pedaços
- 1 cebola grande em pedaços
- 2 dentes de alho em pedaços
- 1 alho francês em pedaços (somente a parte branca)
- 1 folha de louro
- 100 g de couve-galega em tiras finas
- 1/3 de chouriço (ou mais, se desejar)
- 80 ml de azeite de oliva
- 800 ml de água
- Sal e pimenta a gosto
Instruções
- Leve ao lume uma panela com o azeite, a folha de louro e a cebola e refogue por aproximadamente 10 minutos, até a cebola murchar.
- Junte o alho e o alho francês, refogue por 5 minutos e acrescente as batatas. Deixe refogar um pouco, mexendo de vez em quando. Tempere com sal e pimenta.
- Adicione a água e o chouriço inteiro e deixe cozer por 15 minutos ou até que as batatas estejam macias.
- Retire o chouriço e a folha de louro da panela e triture bem o caldo, com a ajuda de um mixer ou liquidificador. Ajuste o tempero, acrescente a couve ao caldo e deixe ferver.
- Sirva o caldo verde com o chouriço cortado em rodelas, acompanhando com fatias de broa de milho ou do pão de sua preferência.
Nota(s)
- O chouriço pode ser substituído por linguiça portuguesa ou calabresa.
- A couve-galega pode ser substituída por couve-portuguesa ou couve-manteiga.
- Se preferir o caldo mais fino, é só acrescentar um pouco mais de água.
- Se tiver mixer, poderá triturar o caldo diretamente na panela. Se não tiver, leve o caldo ao liquidificador, bata bem e volte o caldo à panela.
Se quiser ver o passo a passo da receita, confira o vídeo abaixo:
Ficou com alguma dúvida? Deixe aqui o seu comentário que terei o maior prazer em responder! 💛
Obs. Quando fizer esta receita, vou ficar muito feliz se puder partilhar nas suas redes sociais, me marcar e adicionar a hashtag #liaskitchen
Por fim, se ainda não me segue no Instagram, é só clicar aqui!
Receita fácil de seguir. Mas fiquei com uma dúvida : no liquidificador bate o caldo ainda quente?
Oi, tia Fátima! Se o copo do seu liquidificador for de vidro, pode bater o caldo ainda quente sim. Só com cuidado para não se queimar. Depois é só voltar o caldo para a panela, ligar o fogo novamente e adicionar a couve até ferver! Beijão!