Que tal um linguine nero com camarões flambados para impressionar o seu par ou mesmo os seus amigos? Vem aprender esta receita simples e ao mesmo tempo sofisticada, que vai elevar as suas habilidades culinárias.
O linguine nero é uma massa seca de trigo enriquecida com tinta de choco ou de lula e que tem a cor preta devido à bolsa de tinta destes moluscos. Por isso, sugere-se preparar esta massa com ingredientes do mar: peixe, marisco ou ambos.
Existem outros estilos de massa com tinta de choco como noodles, spaghetti e outros. Hoje em dia já é comum encontrar estas massas na maioria dos mercados, de várias marcas, assim como marcas próprias dos supermercados (marca branca).
A minha receita de linguine nero com camarões flambados é mesmo simples e não tem muitos ingredientes. Precisará da massa, alguns camarões, alho, tomate cherry, um bom Brandy (ou outro conhaque de sua preferência) e manjericão fresco, além de limão – que sempre vai muito bem com camarão.
Qual camarão utilizar?
Este é de fato um gosto muito pessoal. Depende de onde mora e da facilidade que tem de acesso ao camarão (fresco ou congelado). Depende também do quanto quer pagar pelo camarão (quanto maior, mais caro).
Para esta receita sugiro que utilize o camarão de calibre 20/30, que tem um bom tamanho e assim terá uma refeição mais “carnuda”. Como não é uma proteína de todos os dias, acredito que valha a pena investir um pouco mais neste prato, para que seja ainda mais especial – e ainda fica mais económico que comer em um restaurante.
Se tiver oportunidade de comprar o camarão fresco, ótimo! Mas se não, o congelado funciona muito bem. Compre e deixe-o descongelando na parte inferior do seu frigorífico, de um dia para o outro. No dia seguinte, é só descascar, limpar, temperar e começar a preparação deste delicioso prato!
Vamos à receita?
Linguine Nero com Camarões Flambados
Imprimir ReceitaEquipamentos
- Frigideira Grande
Ingredientes
- 200 g de Linguine Nero di Seppia (ou outra massa negra)
- 400 g de camarão calibre 20/30 (aprox. 6 camarões por pessoa)
- 1/2 limão
- 5 dentes de alho picados
- 12 tomates cereja/cherry cortados ao meio
- 50 ml de Brandy (ou outro conhaque de sua preferência)
- Manjericão fresco a gosto cortado em tiras
- Raspas de limão a gosto
- Azeite a gosto
- Sal e pimenta a gosto
Instruções
- Retire as cabeças, cascas e o "veio" (sistema digestivo) dos camarões. Tempere os camarões já limpos com sal, pimenta, limão e um pouco do alho que picou. Reserve.
- Leve a massa para cozer em água abundante e sal até que a massa fique al dente (1 minuto a menos do tempo descrito na embalalagem). Escorra e reserve.
- Em uma frigideira bem quente e em fogo alto, coloque um fio de azeite e disponha os camarões com, cuidado, sem sobrepor um ao outro. Doure-os aproximadamente 1 minuto de cada lado, retire-os da frigideira com a ajuda pinça e reserve.
- Na mesma frigideira, adicione mais um fio de azeite e abaixe o lume. Acrescente o alho picado e refogue por alguns minutos, adicionando o tomate cherry cortado ao meio e o manjericão cortado em tiras. Tempere com sal e pimenta e mexa bem.
- Aumente novamente o lume, adicione os camarões, mexa por 1 minuto e prepare-se para flambar: Acrescente o Brandy (ou outro conhaque de sua preferência), acenda um fósforo ou isqueiro próximo à frigideira para que a chama entre em contacto com o álcool e assim produza fogo dentro da frigideira. Cuidado para não se queimar.
- Assim que o álcool evaporar e o fogo se apagar, junte a massa já escorrida e misture tudo. Ajuste o tempero, se necessário, salpique manjericão fresco, raspas de limão e sirva.
Nota(s)
- Para flambar, basta espalhar a bebida pela frigideira e, caso o seu fogão tenha lume, vire um pouco a frigideira para que o fogo entre em contacto com o álcool. Se tiver placa elétrica, pode utilizar um fósforo ou isqueiro. Assim que a chama entrar em contacto com o álcool, produzirá o fogo dentro da frigideira. Tome cuidado para não se queimar.
- O calibre 20/30 do camarão significa que tem entre 20 a 30 camarões por cada quilo. Quanto maior o calibre, menor o tamanho de cada camarão – cabem mais em cada quilo.
Se quiser ver o passo a passo da receita, confira o vídeo abaixo:
Para um jantar completo com sabor a mar, você pode servir as minhas Amêijoas à Bulhão Pato como entrada e finalizar com o Linguine Nero com Camarões Flambados. Certamente será um sucesso.
Ficou com alguma dúvida? Deixe aqui o seu comentário que terei o maior prazer em responder! 💛
Obs. Quando fizer esta receita, vou ficar muito feliz se puder partilhar nas suas redes sociais, me marcar e adicionar a hashtag #liaskitchen