É claro que não podia faltar a minha farofa de azeitona por aqui! Quem experimenta a minha farofa adora e sempre pede mais. 😁
E por favor, não confunda com farófias, porque não tem mesmo nada a ver!
Farofa é um acompanhamento “obrigatório” de muitos pratos brasileiros: feijoada, churrasco, moqueca, dentre tantos outros. Eu sou filha de nordestinos, então a farofa já corre no meu sangue desde cedo. 😂
Geralmente a farofa é feita com farinha de mandioca (mas pode ser feita com a de milho, aveia e etc..), alguma gordura (geralmente manteiga) e um ou mais ingredientes adicionais. Tem farofa de bacon, de linguiça, de ovo, de alho e até de legumes. Mas a farofa de azeitona é campeã porque combina com a maioria dos pratos.
Um amor chamado farofa
Para mim, a farofa deve ser torradinha, salgadinha e com bastante sabor a manteiga. AMO! Ah, e nada de usar “farofa pronta” ou qualquer outra farinha temperada, ok? Esta farofa é especial porque não tem gosto artificial. É você quem vai dar sabor – e amor – a ela.
A farofa é um acompanhamento simples, barato, fácil de fazer, saboroso e combina com inúmeros pratos. Ela pode ser utilizada até para recheios, como no frango assado, no peixe ou no peru. Neste caso, ela perde um pouco da crocância, mas ajuda a dar humidade ao prato assado em questão.
E voltando à minha farofinha, aprendi a fazer esta farofa de azeitona com a minha mãe, que aprendeu com a minha vó, e assim por diante.. É uma receita de família e, garanto, divinal!
Vamos à receita?
Farofa de Azeitona
Imprimir ReceitaIngredientes
- 1 cebola em meias luas
- 50 g de azeitonas verdes em rodelas
- 3 colheres de sopa de manteiga
- 2 xícaras de farinha de mandioca
- 1 colher de sopa de páprica (ou colorau)
- 1 folha de louro
- Azeite a gosto
- Sal e pimenta a gosto
Instruções
- Em uma panela, adicione um fio de azeite, a manteiga, a cebola e a folha de louro. Refogue em fogo baixo/médio até que a cebola murche bem (aproximadamente 10 minutos). Tempere com sal e pimenta.
- Adicione a páprica e mexa bem, até que ela seja dissolvida completamente na gordura.
- Acrescente as azeitonas e refogue por alguns minutos para libertar o sabor e aroma das azeitonas.
- Adicione, finalmente, a farinha de mandioca e mexa bem, até obter uma consistência crocante.
- Ajuste o tempero, retire a folha de louro e finalize com um pouco de manteiga. Sirva como acompanhamento de algum prato especial.
Nota(s)
- O segredo para uma boa farofa é deixar torrar bem, para que ela fique crocante. Vá provando até ficar a seu gosto.
- A páprica (ou colorau) serve para a farofa ficar bem amarelinha. Se não utilizar este condimento, a sua farofa ficará branca.
Se quiser ver o passo a passo da receita, confira o vídeo abaixo:
Ficou com alguma dúvida? Deixe aqui o seu comentário que terei o maior prazer em responder 😉
Obs. Quando fizer esta receita, vou ficar muito feliz se puder partilhar nas suas redes sociais, me marcar e adicionar a hashtag #liaskitchen
se comprar a mandioca e triturar ela crua, dá?
Olá John, obrigada pelo seu comentário. Nunca testei dessa forma, mas acredito que só triturar ela crua vai fazer com que a mandioca fique com o aspecto molhado (diferente da textura da farinha, que já é bem sequinha). Encontrei um link onde ensina a fazer a farinha de mandioca em casa, se quiser testar: https://www.mundoboaforma.com.br/como-fazer-farinha-de-mandioca-3-formas-e-dicas-especiais/