Hoje vou ensinar uma receita de Pavlova de Frutos Vermelhos. E tão linda, que dá até pena comer. Mas não fique com pena, não. Esta é uma daquelas sobremesas com gostinho de quero mais.
A Pavlova é uma sobremesa com merengue, que foi inventada em homenagem à bailarina russa Anna Pavlova, após uma viagem à Austrália e Nova Zelândia. Ambos reivindicam a invenção desta iguaria, portanto a Pavlova é fonte de conflito de opiniões entre os dois países.
Aprendi a fazer esta maravilha na época em que fiz o curso de cozinha profissional (se quiser saber um pouco mais sobre a minha história, clique aqui) e já fiz algumas vezes. Para fazer a Pavlova de Frutos Vermelhos é preciso tempo e paciência. É uma sobremesa “temperamental” e deve-se seguir a receita à risca para que não dê errado.
Se quiser fazer com antecedência, sugiro fazer de um dia para o outro, durante a noite. Assim, o merengue ficará a secar no forno desligado até o dia seguinte. Após isso, é só guardar o merengue em um recipiente tampado, em temperatura ambiente, até a hora de servir. Na hora de servir, é só bater as natas, decorar e pronto!
Vamos à receita?
Pavlova de Frutos Vermelhos
Imprimir ReceitaEquipamentos
- Batedeira
- Forno
Ingredientes
Ingredientes Merengue
- 6 claras de ovo à temperatura ambiente
- 250 g de açúcar fino
- 1 colher de chá de amido de milho
- 1 colher de chá de vinagre de vinho branco
Ingredientes Cobertura
- 200 ml de natas para bater
- 1 colher de sopa de açúcar
- Gotas de limão
- Frutos vermelhos a gosto
- Folhas de hortelã a gosto
- Geléia de morango (opcional)
Instruções
Instruções Merengue
- Pré-aqueça o forno a 140º. Forre um tabuleiro com papel vegetal e desenhe nele um círculo, com o tamanho desejado da Pavlova. No centro do círculo, desenhe outro círculo menor, obtendo assim um anel. Reserve.
- Separe as claras das gemas e leve as claras à batedeira, na velocidade 3 ou 4, por aproximadamente 10 minutos (até as claras começarem a espumar e ganhar volume).
- Vá juntando o açúcar aos poucos, sem deixar de bater, até obter um merengue firme e brilhante (aproximadamente 10 minutos). Coloque um pouco do merengue entre os dedos e sinta se o açúcar foi todo dissolvido. Junte o vinagre e o amido de milho e bata na velocidade 5 por mais 30 segundos.
- Com a ajuda de uma espátula, deite colheradas de merengue sobre o anel que desenhou, preenchendo-o e criando volume. Leve o tabuleiro ao forno, reduza a temperatura a 110º e deixe cozer por 1h45. Não abra o forno durante este processo.
- Terminado o tempo, desligue o forno, mas deixe o merengue dentro por mais 1h30, até ficar frio e seco. Não abra o forno durante este processo.
- Transfira a Pavlova para o prato onde irá servir, decore com as natas batidas, os frutos vermelhos, a geléia de morango (opcional) e as folhas de hortelã.
Instruções Cobertura
- Bata as natas com a ajuda de uma batedeira ou mixer (com o batedor de claras), acrescente umas gotas de limão e adicione o açúcar. Bata por 5 ou 10 minutos, até as natas ficarem firmes, como um creme.
Nota(s)
- Utilize ovos à temperatura ambiente para esta preparação.
- Bata as claras na velocidade média da batedeira (nunca em velocidade alta).
- Não abra o forno durante o período de cozimento e ou enquanto a Pavlova estiver no forno a esfriar.
- As natas devem ser batidas somente na hora de servir, pois este preparado acaba por humedecer e amolecer o merengue com o tempo.
- Poderá variar as frutas conforme o seu gosto.
Se quiser ver o passo a passo da receita, confira o vídeo abaixo:
Ficou com alguma dúvida? Deixe aqui o seu comentário que terei o maior prazer em responder! 💛
Obs. Quando fizer esta receita, vou ficar muito feliz se puder partilhar nas suas redes sociais, me marcar e adicionar a hashtag #liaskitchen
Por fim, se ainda não me segue no Instagram e quer ver as minhas dicas diárias, é só clicar aqui!