Amêijoas à Bulhão Pato é um dos petiscos típicos portugueses que mais gosto. Conheci esta iguaria logo na minha primeira visita a Portugal e, sempre que posso, faço para os meus amigos e familiares. Leve e saudável, é um prato muito fácil de fazer e tem um sabor incrível! E, apesar de ser um prato simples, a mistura de azeite, alho, coentros e o sabor a mar vai surpreender os seus convidados.
O nome deste petisco é um tributo ao poeta português Raimundo António de Bulhão Pato depois de tê-lo mencionado em um texto seu. A receita não foi invenção dele, mas de um cozinheiro que pôs o seu nome a esta receita como homenagem.
A maioria das mariqueiras e cervejarias de Portugal tem as Amêijoas à Bulhão Pato como entrada em seus cardápios. Elas também são famosas porque foram um dos candidatos finalistas às 7 Maravilhas da Gastronomia Portuguesa.
Preparar este petisco é fácil e você só precisará de 6 ingredientes: amêijoas, azeite, alho, coentros, vinho branco e limão (mais sal e pimenta). Nas receitas mais tradicionais não se utiliza o vinho branco, mas eu uso porque dessa forma cria-se um molhinho suculento para umedecer o pão. É também muito rápido prepará-las. São 15 minutinhos no máximo – e mais o tempo que as amêijoas ficarão de molho na água para libertar a areia.
Vamos à receita?
Amêijoas à Bulhão Pato
Imprimir ReceitaEquipamentos
- Frigideira ou Panela Grande com Tampa
Ingredientes
- 1 kg de amêijoas
- 6 a 8 dentes de alho em rodelas
- 1/2 cálice de vinho branco
- 1/2 limão
- Azeite a gosto
- Coentros a gosto
- Sal e Pimenta a gosto
Instruções
- Coloque as amêijoas em uma vasilha e cubra-as com água fria e um pouco de sal. Este processo fará com que as amêijoas libertem toda a areia. Deixe de molho por pelo menos 1 hora. Lave bem com água fria e escorra.
- Aqueça um bom fio de azeite em uma panela e refogue o alho em rodelas até ficar macio. Adicione as amêijoas, já lavadas e escorridas, um pouco de coentros, tempere com sal e pimenta e refogue por alguns minutos.
- Introduza o vinho branco, mexa bem e tampe a panela para as amêijoas abrirem com o calor. Deixe cozinhar por 5 minutos e agite a panela de vez em quando para garantir que todos os ingredientes fiquem bem cozidos e as amêijoas estejam todas abertas.
- Esprema o limão, ajuste o tempero se necessário, adicione mais coentros e voilà!
- Sirva com um bom vinho branco (ou uma cervejinha), alguns gomos de limão, um pão fresquinho de sua preferência e lambuze-se com essa delícia!
Nota(s)
- Esta entrada fica mais saborosa com amêijoas frescas, mas é possível fazer também com as congeladas. É só deixar de molho com água fria e sal no frigorífico, para que elas descongelem devagar.
- As amêijoas estarão prontas assim que abrirem as conchas. O tempo adicional de 5 minutos serve para os sabores apurarem e o álcool evaporar.
- É normal que algumas amêijoas não abram as conchas após o cozimento. Caso não abram, descarte-as, pois estas não servem para o consumo.
Quer uma noite regada a frutos do mar? Experimente fazer o meu Polvo à Lagareiro!
Ficou com alguma dúvida? Deixe aqui o seu comentário que terei o maior prazer em responder 🙂
Obs. Quando fizer essa receita, vou ficar muito feliz se puder partilhar nas suas redes sociais, me marcar e adicionar a hashtag #liaskitchen 💛