Esta receita de Almôndegas de Grão de Bico e Espinafres é uma das minhas novas queridinhas quando penso em um almoço ou jantar rápido. Além da facilidade para fazer, dá para congelá-las e tornar a sua refeição mais prática ainda, sem abrir mão da qualidade.
Eu estou mesmo em uma fase bem verde, adorando testar e experimentar receitas com mais vegetais e menos produtos animais. E de fato estou adorando. Há algum tempo flerto com isto e estou vendo que as possibilidades são muito maiores do que eu pensava.
Em primeiro lugar, comecei a pesquisar receitas de almôndegas vegetais pensando na praticidade de tê-las congeladas em casa. As almôndegas prontas são um caso fora de questão para mim (não são nada saudáveis) e as de carne fresca eu sempre gostei de fazer no dia (também não sou apologista a congelar carne moída/picada).
Além disso, a variedade é imensa. Há almôndegas vegetais de todo tipo: de grão de bico, quinoa, bulgur, batata doce, dentre outras… Inúmeras mesmo. Foi então que encontrei algumas receitas interessantes com grão de bico e quis fazer o teste, já que estou também numa fase de grão de bico e tinha esta leguminosa maravilhosa em casa.
A minha receita
As minhas almôndegas de grão de bico e espinafres são mesmo uma moleza para fazer. Você precisa apenas fazer um belo refogado e adicionar belos sabores para ter as almôndegas perfeitas. As minhas levam cebola, alho, cenoura, tomate seco, espinafres, farinha de mandioca e farinha de aveia.
E para não utilizar ovo (quis testar como ficava a textura), utilizei chia hidratada. E deu certo! Em resumo, somente ingredientes fantásticos.
Caso não tenha ou não queira utilizar tomate seco, não faz mal. Mas garanto que este ingrediente dá uma intensificada no sabor das almôndegas.
Depois do refogado, é só triturar a mistura com a chia hidratada, adicionar as farinhas, misturar e modelar. Facinho, facinho.
Por fim e para finalizar, é só levar ao forno, na Airfryer ou até fritar em azeite, se preferir. Mas recomendo vivamente a Airfryer. Além de não utilizar óleo, as almôndegas ficarão mais crocantes, com uma casquinha, sabe? Delícia!
Vamos à receita?
Almôndegas de Grão de Bico e Espinafres
Imprimir ReceitaEquipamentos
- Liquidificador, Mixer ou Processador de Alimentos
- Airfryer OU
- Forno
Ingredientes
Ingredientes Almôndegas
- 1 xícara de grão de bico cozido
- 1/2 cebola picada
- 2 dentes de alho picados
- 1/2 cenoura ralada
- 2 unidades de tomate seco picados (opcional)
- 3 colheres de sopa de farinha de mandioca (ou pão ralado)
- 3 colheres de sopa de farinha de aveia
- 1 folha de louro
- Espinafres a gosto
- Chia hidratada
- Azeite de oliva a gosto
- Sal e pimenta preta a gosto
Ingredientes Chia Hidratada
- 2 colheres de sopa de sementes de chia
- 6 colheres de sopa de água
Instruções
- Acrescente um fio de azeite e a folha de louro em uma panela e refoge a cebola em fogo médio/baixo por aproximadamente 5 minutos, até a cebola murchar. Adicione o alho, a cenoura e o tomate seco e deixe refogar de 5 a 10 minutos, mexendo de vez em quando.
- Adicione os espinafres e refogue todos os ingredientes, até que os espinafres murchem. Tempere com sal e pimenta e prove o tempero.
- Em um pote pequeno ou vasilha, misture as sementes de chia com a água e deixe descansar por 5 minutos. Após esse tempo, já terá a chia hidratada. Reserve.
- Transfira o refogado e a chia hidratada para o mixer e triture até obter uma mistura homogênea. Leve a mistura para uma vasilha e adicione as farinhas, misturando bem até que crie uma massa que dê para modelar, sem grudar nas mãos.
- Faça bolinhas com as mãos. Utilize a medida de aproximadamente 1 colher de sopa de mistura para cada bolinha.
- Transfira as bolinhas para uma assadeira untada com azeite (ou utilize papel vegetal/manteiga) e leve ao forno pré-aquecido a 200º C por 30 minutos.
- Caso faça na airfryer, leve as almôndegas por 20 minutos a 180º, lembrando de virá-las na metade do tempo. Sirva com a sua massa preferida, arroz, legumes ou mesmo com uma salada.
Nota(s)
- Se a massa ainda estiver mole, é só acrescentar um pouco mais farinha, até dar ponto.
- Poderá acrescentar outros temperos a gosto como: páprica, orégano ou tomilho, dentre outros de sua preferência.
- As almôndegas poderão ser congeladas para consumo posterior.
- O tempo de cozimento na Aifryer depende da potência de cada aparelho.
E se ainda não tem a sua Airfryer e não sabe qual escolher, dê uma olhada aqui! Uma coisa eu garanto: facilita a vida!
Ficou com alguma dúvida? Deixe aqui o seu comentário que terei o maior prazer em responder! 💛
Obs. Quando fizer esta receita, vou ficar muito feliz se puder partilhar nas suas redes sociais, me marcar e adicionar a hashtag #liaskitchen
E se ainda não me segue no Instagram, é só clicar aqui!