Dourada Frita na Airfyer já virou um dos meus favoritos. É uma receita barata, fácil de fazer, leve e muito saborosa.
Quem não gosta de peixe frito? Eu, como uma boa Cuiabana, amo! E peixe é bom de qualquer jeito, mas o peixe frito tem qualquer coisa especial. Provavelmente o óleo, não é mesmo?! 😂
Há alguns meses decidi comprar a minha Airfryer em Portugal. Eu já tinha uma no Brasil, mas acabou ficando por lá quando me mudei. Para quem não sabe, a Airfryer nada mais é que uma fritadeira que serve para fritar os alimentos sem imersão em óleo. Com ela é possível fritar, grelhar, assar e até fazer bolos, mas de forma mais saudável.
Peguei esta dica da dourada frita na Airfryer com a Nana Barreto, uma cozinheira querida que participou do Masterchef Brasil 4 e que hoje mora em Portugal, na região do Porto. Desde que experimentei, já fiz várias vezes. O peixe fica sequinho por fora e suculento por dentro.
O meu twist
Mas o grande twist nesta minha sugestão é o recheio da minha mãe. Todas as vezes que o meu pai assava peixe em casa, minha mãe preparava este recheio simples, mas cheio de sabor. Os ingredientes do recheio são: cebola, manteiga, gengibre e molho de soja. Além do sabor incrível, este recheio deixa o peixe ainda mais suculento.
Vamos à receita?
Dourada Frita na Airfryer
Imprimir ReceitaEquipamentos
- AirFryer
Ingredientes
- 2 douradas frescas (+/- 300g cada)
- 1 limão
- 1 cebola em meias luas
- 1 colher de sopa de manteiga
- 1 colher de chá de gengibre fresco ralado
- 1 colher de sopa de molho de soja
- Coentro fresco picado a gosto (pode ser substituído por salsa ou cebolinha)
- Azeite a gosto
- Sal e pimenta a gosto
Instruções
- Limpe as douradas e faça alguns cortes nas laterais de cada peixe, com a ajuda de uma faca.
- Tempere as douradas com a metade do limão, sal, pimenta e reserve-as por pelo menos 20 minutos em uma travessa para pegar o tempero, enquanto prepara o recheio.
- Em uma frigideira, adicione um fio de azeite, a manteiga e cozinhe a cebola até murchar. Este processo deve ser feito com calma e em fogo médio. Tempere com sal e pimenta. Adicione o gengibre ralado e continue a refogar. Quando a cebola já estiver bem macia, adicione o molho de soja, misture bem e apague o fogo. Adicione coentros frescos e ajuste o tempero, se necessário.
- Recheie as douradas com esta mistura, disponha-as na cesta da Airfryer e programe por 20 minutos a 200º. Verifique se está do seu gosto e se quiser que o peixe fique mais dourado, deixe por mais 5 minutos.
- Sirva com batatas cozidas salteadas na manteiga, uma salada fresca e umas rodelas de limão.
Nota(s)
- Caso prefira, poderá cortar o peixe em postas ou pedaços menores. Neste caso, não será necessário fazer o recheio.
- Não é preciso virar o peixe durante o tempo de cozimento na Airfryer.
- Se quiser que o peixe fique ainda mais crocante, poderá paná-lo levemente com pão ralado, farinha de linhaça ou farinha de mandioca. Não é preciso passar ovo no peixe; a própria humidade (umidade no Brasil) fará com que a farinha se torne aderente à pele.
Se quiser ver o passo a passo da receita, confira o vídeo abaixo:
Quer uma entrada para combinar com este prato? Experimente fazer as minhas Amêijoas à Bulhão Pato!
Ficou com alguma dúvida? Deixe aqui o seu comentário que terei o maior prazer em responder! 💛
Obs. Quando fizer esta receita, vou ficar muito feliz se puder partilhar nas suas redes sociais, me marcar e adicionar a hashtag #liaskitchen
E se ainda não me segue no Instagram, é só clicar aqui!