Polvo à Lagareiro foi um dos primeiros pratos típicos portugueses que aprendi a fazer em terras lusitanas. Já o fiz inúmeras vezes e sempre que me pedem, faço novamente. Este é um prato onde o polvo brilha, literalmente, em azeite.
A expressão lagareiro significa um indivíduo que trabalha num lagar, isto é, na produção de azeite. Ela é utilizada neste contexto devido à quantidade abundante de azeite que é usada para regar o polvo.
Na minha versão, cozinho o polvo na panela de pressão e depois levo-o ao forno com o alho frito à parte e com as batatinhas previamente cozidas. Em seguida, acrescento azeitonas pretas porque adoro e acredito que combina muito bem com o restante dos ingredientes. Este é o meu twist!
Para que fique mais leve e a consciência pese menos, eventualmente você pode completar o prato com uma salada de folhas bem refrescante.
Dicas
O polvo congelado é mais macio que o fresco e a chance de ficar emborrachado é menor. Eu prefiro comprar o polvo congelado e deixá-lo descongelando na embalagem mesmo, de um dia para o outro, na parte inferior do frigorífico. Dessa forma, o alimento descongela naturalmente.
Um outro truque é “dar um susto” no polvo, na hora de cozinhá-lo. Quando a água da panela começar a ferver, deve-se mergulhar e tirar o polvo da água por pelo menos 3 vezes seguidas; até mergulhá-lo em definitivo. Esta técnica faz com que as fibras do polvo se quebrem e a carne fique mais tenra.
Isso tudo pode parecer um pouco complicado, mas garanto que não é; são estes pequenos detalhes que farão toda a diferença no preparo desta receita.
Para um jantar completo com sabor a mar, você pode servir as minhas Amêijoas à Bulhão Pato como entrada e finalizar com este maravilhoso Polvo à Lagareiro. Que tal? Com toda a certeza será um sucesso.
Vamos à receita?
Polvo à Lagareiro
Imprimir ReceitaEquipamentos
- Panela de Pressão
Ingredientes
- 1 polvo com cerca de 1,5 kg
- 8 dentes de alho (2 esmagados e 6 em rodelas)
- 1 cebola grande inteira com casca
- 2 folhas de louro
- 12 Batatinhas para assar com casca
- Azeitonas pretas a gosto
- Azeite a gosto
- Salsa a gosto
- Sal e pimenta a gosto
Instruções
- Coloque água na panela de pressão e aromatize-a com sal, pimenta preta, 2 dentes de alho esmagados e 2 folhas de louro. Lave bem o polvo e escorra. Assim que a água começar a ferver, adicione a cebola inteira com casca e introduza o polvo, lembrando de mergulhá-lo e tirá-lo da água por pelo menos 3 vezes, para quebrar a fibra e torná-lo mais tenro. Mergulhe o polvo de vez e feche a panela.
- Assim que a panela começar a fazer pressão, conte 15 minutos, desligue o fogo, espere sair toda a pressão e verifique se o ponto do polvo está do seu agrado. Se não estiver, feche a panela novamente na pressão e deixe cozinhar por mais alguns minutos. Se já estiver, retire-o da água aromatizada, separe a cabeça dos tentáculos com uma faca e reserve.
- Coloque as batatinhas lavadas e com casca para ferver em uma panela com água e sal. Assim que estiverem macias, retire-as da panela, dê um pequeno murro em cada uma e reserve.
- Frite as rodelas de alho em azeite até que fiquem bem douradas e reserve ambos.
- Disponha em uma travessa o polvo, as batatinhas ao murro, as rodelas de alho, as azeitonas e regue com o azeite que fritou o alho. Leve ao forno a 180º C por 20 minutos ou até que fique bem dourado.
- Regue com mais azeite, salpique salsa fresca picada e sirva de imediato.
Nota(s)
- Caso não tenha panela de pressão, utilize em uma panela normal e deixe o polvo a cozer por mais tempo: de 35 a 45 minutos, dependendo do tamanho do polvo.
- Eu sirvo uma média de 3 batatinhas por pessoa. Caso o seus convidados comam mais, é só aumentar a quantidade.
- A água do cozimento do polvo pode ser reaproveitada para cozer arroz (pode fazer um arroz simples e molhadinho com a cabeça do polvo cortada em cubos) ou para fazer uma massa com sabor a mar.
Ficou com alguma dúvida? Deixe aqui o seu comentário que terei o maior prazer em responder 🙂
Top. Vou experimentar fazer.
Já tô louca pra fazer!!!! Amei as dicas extras 😉🥰
Obrigada, Carol! Quando fizer, não esquece de me marcar!
Vou ficar muito feliz! 🙂
Beijão
Obrigada, Alberto! Quando fizer, me marca no Instagram!
E qualquer dúvida, é só me chamar! 🙂
Beijão
Posso atestar que um jantar preparado pela @lialobao, tendo de entrada as amêijoas à Bulhão Pato e como prato principal o polvo à lagareiro, é uma experiência gastronômica inesquecível!! Tive o enorme prazer de viver essa experiência e, acreditem, é de comer ajoelhado!!!
Saudades daquele jantar!
Não vejo a hora do próximo! 🙂
Beijão