Bacalhau à Gomes de Sá é a minha receita de bacalhau favorita em Portugal. Um dos pratos mais típicos da cidade do Porto, este prato tem uma preparação simples e relativamente rápida.
Portugal tem mais de 1.000 maneiras de preparar Bacalhau. Os pratos de bacalhau mais famosos são: Bacalhau à Brás, Bacalhau à Lagareiro, Bacalhau Cozido, Bacalhau com Natas, Bacalhau à Zé do Pipo, dentre outros. O meu favorito é sem dúvida o Bacalhau à Gomes de Sá, pela combinação do bacalhau com as batatas, bastante azeite, cebola, ovos e azeitona.
Receita Original
Quem inventou a receita do Bacalhau à Gomes de Sá foi José Luís Gomes de Sá Júnior, um negociante de bacalhau da região do Porto. De acordo com a receita original, o bacalhau fica de molho em leite por uma hora e meia a duas horas e depois é misturado em azeite, alho e cebola refogados, acompanhado de azeitonas pretas, salsa e ovos cozidos.
Eu sempre fiz como na receita original, entretanto nas últimas vezes omiti a etapa do leite. Mas isto apenas porque cá em casa não tomamos leite de vaca. Caso queira manter a tradição, deve cozinhar o bacalhau na água como mencionado na receita e, após o cozimento, deve deixar o bacalhau em uma vasilha e cobrí-lo com leite quente por uma a duas horas. Após isso, é só escorrer o bacalhau e seguir as próximas etapas.
Qual Bacalhau Utilizar?
Em relação ao tipo de bacalhau utilizado, faço com o demolhado (dessalgado no Brasil), que para mim é mais prático e posso temperar até ficar do meu gosto. Porém você pode utilizar o bacalhau seco, demolhando do seu jeito favorito. Caso compre o bacalhau congelado como eu, deixe-o descongelando de um dia para o outro na parte inferior do frigorífico.
Por fim, deixo mais uma dica: Não tenha dó de azeite, viu? Quanto mais azeite, mais saboroso fica a prato – desde que seja um azeite de boa qualidade, claro! 😉
Vamos à receita?
Bacalhau à Gomes de Sá
Imprimir ReceitaEquipamentos
- Forno
Ingredientes
- 800 g de bacalhau demolhado
- 600 g de batatas inteiras com casca
- 3 cebolas grandes em meias luas
- 3 dentes de alho em rodelas
- 3 ovos cozidos em rodelas
- Azeitonas pretas a gosto
- Azeite a gosto
- Salsa fresca picada a gosto
- Sal e pimenta a gosto
Instruções
- Leve uma panela com água ao fogo e tempere-a com sal, pimenta, um dente de alho esmagado e uma folha de louro. Coloque o bacalhau na água e assim que começar a ferver, desligue o fogo e deixe o bacalhau na água por 15 minutos.
- Cozinhe os ovos com água, em uma panela separada, por 10 minutos. Após esse tempo, descasque-os e corte-os em rodelas. Reserve.
- Retire o bacalhau da água, após os 15 minutos, e coloque-o em um prato para esfriar. Lave as batatas e leve-as inteiras e com casca para cozer na mesma água que cozinhou o bacalhau por 20 minutos.
- Assim que estiver morno, retire as peles e espinhas do bacalhau e separe-o em lascas. Não é preciso desfiar. Reserve. Retire as batatas da água e, com elas ainda mornas, retire a pele e corte-as em rodelas. Reserve.
- Em uma panela grande ou frigideira, adicione um bocado de azeite e leve a cebola e a folha de louro a cozinhar em fogo médio por aproximadamente 20 minutos. A cebola deve cozinhar lentamente até murchar, sem ganhar cor.
- Adicione o alho, refogue por 5 minutos e adicione o bacalhau, refogando por mais uns minutos, sem deixar queimar. Adicione a batata e mexa bem, até incorporar todos os sabores. Prove e ajuste o tempero a seu gosto.
- Disponha a mistura em uma travessa e leve ao forno pré-aquecido a 180º C por 15 minutos ou até ficar quentinho.
- Regue com bastante azeite, decore com os ovos em rodelas e as azeitonas inteiras e sirva com salsa fresca picada.
Nota(s)
- Caso utilize o bacalhau congelado, deixe-o descongelar lentamente no frigorífico de um dia para o outro, na parte inferior do frigorífico.
- Se quiser fazer a receita com antecedência e servir só depois, é só guardar a travessa tampada com película aderente no frigorífico e esquentar antes de servir (neste caso esquente por pelo menos 20 minutos a 180º C).
- Não descarte o alho esmagado da água que cozeu o bacalhau. Retire a casca, amasse-o com um garfo e adicione-o no refogado do bacalhau.
Se quiser ver o passo a passo da receita, confira o vídeo abaixo:
Caso não tenha ideia do que fazer de entrada, que tal umas Amêijoas à Bulhão Pato?
Ficou com alguma dúvida? Deixe aqui o seu comentário que terei o maior prazer em responder 💛
Obs. Quando fizer esta receita, vou ficar muito feliz se puder partilhar nas suas redes sociais, me marcar e adicionar a hashtag #liaskitchen
Já fiz e ficou uma delícia!!!
Que bom que gostou, Carol! Fico feliz! 🙏🥰
Fizemos aqui e ficou maravilhoso, suas dicas foram imprescindíveis. Obrigada
Obrigada a vocês por testarem Patrícia, que bom que aprovaram! 😍 Beijão