Comi bochechas de porco pela primeira vez em Portugal, mas também já as experimentei em uma viagem à Espanha. As bochechas de porco (também chamadas de Faceira), são bem comuns na gastronomia de Portugal, Espanha, França e Itália.
Antes de tudo, as bochechas nada mais são que o músculo facial do porco. É uma proteína que precisa ser cozida por um longo tempo, para ficar tenrinha e suculenta. Normalmente faço esta receita na panela de pressão, para otimizar o meu tempo. Desta vez fiz na panela de ferro, visto que muitos não têm panela de pressão em casa.
Demora um pouco mais, mas a carne é cozida mais lentamente e por isto, fica mais saborosa. Na pressão demora cerca de 45 minutos para ficar pronta e na panela de ferro, cerca de 1 hora e 30 minutos. Ambas compensam, depende mesmo do tempo que tem disponível para fazer o prato.
O grande segredonesta receita é refogar muito bem os legumes, até que fiquem murchos. Após isso, só mesmo o tempo, que deve ser longo para que a carne fique bem macia, quase a desmanchar. Não precisará nem de faca para apreciar esta belezinha! 😍
Outro detalhe é o vinho do Porto, que dá um toque especial e complementa o prato. Para acompanhar, nada melhor que a doçura do puré de batata doce para constrastar com o sabor intenso da carne e do molho. Mas se não gosta de batata doce, apenas umas batatas cozidas ou um arroz bem fresquinho já ficam muito bem.
Onde Encontrar
Antigamente eu encontrava este corte apenas nos talhos/açougues, isso quando encontrava.. Entretanto hoje em dia já é possível encontrar nas prateleiras dos supermercados. Inclusive poderá experimentar fazer a receita com bochechas de porco preto, uma raça de porco Alentejana, alimentada com castanhas e ervas. Já fiz algumas vezes e fica muito bom!
Vamos à receita?
Bochechas de Porco com Vinho do Porto
Imprimir ReceitaEquipamentos
- Panela de Ferro
Ingredientes
- 2 bochechas de porco (aproximadamente. 400g)
- 1 cebola picada
- 2 dentes de alho picados
- 1/2 cenoura picada
- 1/2 talo de alho francês/poró picado (somente a parte branca)
- 2 tomates maduros picados
- 2 colheres de sopa de pimento vermelho (opcional)
- 1 malagueta (opcional)
- 1 colher de sopa de farinha de trigo
- 100 ml de vinho do Porto
- 400 ml de água
- 1 colher de chá de páprica ou colorau
- 1 folha de louro
- Azeite a gosto
- Sal e pimenta a gosto
- Salsa fresca picada a gosto
Instruções
- Retire as gorduras aparentes das bochechas de porco, com a ajuda de uma faca, e tempere-as com sal, pimenta e páprica (ou colorau). Reserve por 15 minutos, enquanto corta os legumes.
- Salpique a farinha de trigo nas bochechas já temperadas e leve uma panela ao lume com um fio de azeite. Assim que a panela estiver quente, adicione as bochechas e deixe dourar em ambos os lados. Reserve.
- Na mesma panela, acrescente azeite e adicione a cebola, juntamente com a folha de louro, deixando refogar por pelo menos 5 minutos. Acrescente o alho, a cenoura, o alho francês, o pimento, a malagueta e o tomate e refogue por 10 minutos.
- Acrescente as bochechas de porco, refogue tudo por mais alguns minutos e adicione o vinho do Porto. Mexa por mais alguns minutos, até que o alcóol evapore, e adicione a água até quase cobrir as bochechas. Tempere com sal e pimenta e deixe cozer por 1h30 minutos.
- Verifique se a carne está macia, quase a desmanchar. Ajuste o tempero, se necessário. Mexa bem por mais alguns minutos, com a panela destampada, até o molho espessar. Salpique salsa fresca e sirva com puré de batata doce, batatas cozidas ou arroz.
Nota(s)
- Para acelerar o processo, poderá fazer a receita na panela de pressão. Neste caso deixe a carne cozer por 45 minutos, ou até ficar macia.
- Caso goste, poderá acrescentar mini cebolas à receita. Adicione-as à panela nos últimos 15 minutos.
- Para esta receita, sugiro que faça um bom puré de batata doce como acompanhamento. Basta cozer as batatas doces, triturar, acrescentar um pouco de manteiga e temperar com sal e pimenta a gosto.
Se quiser ver o passo a passo da receita, confira o vídeo abaixo:
Ficou com alguma dúvida? Deixe aqui o seu comentário que terei o maior prazer em responder 🙂
Obs. Quando fizer essa receita, vou ficar muito feliz se puder partilhar nas suas redes sociais, me marcar e adicionar a hashtag #liaskitchen 💛