Strogonoff de porco é uma receita incomum, mas vale a pena experimentar. Este é feito com lombinho de porco, que é uma parte igualmente macia, só que mais barata que o lombo de vaca.
Seja estrogonofe, strogonoff ou stroganoff, este é um prato originário da culinária russa, mas muito comum no Brasil e cá em Portugal.
Sempre fui uma apaixonada por Strogonoff, desde pequena. A lembrança do molho, dos cogumelos e da carne tenrinha misturados com arroz e batata palha sempre aqueceram meu coração. Era o prato que eu sempre disse ser o meu favorito. Provavelmente ainda é. Certamente é um prato que me deixa muito feliz.
A minha versão leva carne de porco, muito utilizada cá em Portugal e a inspiração veio de uma receita do André Lima de Luca, um cozinheiro brasileiro especializado em carnes. Sigo-o desde que o conheci em Dublin, em um festival de barbecue.
Gosto particularmente desta receita porque não vai catchup, apenas mostarda dijon. O molho inglês também dá um toque todo especial neste prato. Utilizo também páprica picante, porque acredito que combina com a carne de porco.
Uma dica interessante é utilizar cogumelos frescos variados, para ter vários perfis de sabores. É possível encontrar no mercado bandejas com cogumelos biológicos variados. Ultimamente tenho utilizado cogumelo branco, shitake e pleurotus. Com shimeji branco também fica uma delícia!
Strogonoff de porco inegavelmente já um dos preferidos cá de casa.
Vamos à receita?
Strogonoff de Lombinho de Porco
Imprimir ReceitaEquipamentos
- Frigideira Grande
Ingredientes
- 500 g de lombinho de porco em tiras
- 1 cebola picada
- 200 g de cogumelos variados
- 1 colher de sopa de manteiga
- 1 colher de sopa de mostarda dijon
- 1 colher de chá de páprica
- 2 colheres de sopa de molho inglês
- 100 ml de Brandy (conhaque)
- 200 ml de natas frescas
- Azeite a gosto
- Sal e pimenta a gosto
Instruções
- Aqueça muito bem a frigideira em que fará o Strogonoff. Coloque um fio de azeite e vá colocando as tiras de lombinho para dourar, um lado de cada vez. Faça isto por etapas e tempere com sal e pimenta enquanto estiver selando a carne. Não coloque a carne toda de uma vez, para não criar água. Reserve em uma vasilha.
- Na mesma frigideira, coloque a manteiga e refogue a cebola em fogo baixo/médio até a cebola murchar. Quando a cebola já estiver bem macia e dourada, acrescente os cogumelos e refogue até que eles fiquem macios e ligeiramente dourados. Tempere com um pouco de sal e pimenta.
- Devolva a carne e os sucos que ficaram na vasilha, misture bem e flambe com Brandy. Para flambar, basta espalhar a bebida pela frigideira e, caso o seu fogão tenha lume, vire um pouco a frigideira para que o fogo entre em contacto com o álcool. Se tiver placa elétrica, pode utilizar um fósforo ou isqueiro. Assim que a chama entrar em contacto com o álcool, produzirá o fogo dentro da frigideira. Tome cuidado para não se queimar.
- Assim que o álcool evaporar e o fogo se apagar, junte a páprica, a mostarda dijon e o molho inglês. Mexa bem por alguns minutos, até que os sabores se misturem e acrescente as natas frescas. Espere alguns minutos para o molho reduzir e engrossar e corrija o tempero, se necessário.
- Sirva com arroz branco e batata palha (sugiro as finíssimas).
Nota(s)
- Experimente fazer com frango, peru, vaca ou somente com cogumelos. Este molho fica divino com ambos sabores.
Ficou com alguma dúvida? Deixe aqui o seu comentário que terei o maior prazer em responder 🙂