Coq au Vin nada mais é que Frango ao Vinho. O tradicional é feito com galo, no entanto fiz o meu com pernas de frango, que cozinharam lentamente na panela de ferro com legumes e vinho tinto.
Este é um prato típico da culinária francesa que surgiu por volta de 50 a.C., quando os gauleses (liderados por Vercingetórix) estavam em guerra contra os romanos. Diz a lenda que o exército de Júlio César cercou uma aldeia e o chefe mandou um galo de briga a César, que respondeu com um convite para um jantar feito com o próprio galo, cozido no vinho da região.
Por que Coq au Vin?
Decidi fazer este prato porque fui desafiada pela Anita, uma querida amiga portuguesa, a fazer uma receita com pernas de frango, que é uma proteína bem comum na casa de todos. Sempre gostei muito de frango ao molho, dessa forma lembrei-me desta receita, que já vi tantas vezes nos “Masterchefs da vida”.
Depois de pesquisar muitas receitas, acredito ter encontrado a ideal para o meu gosto. Utilizei uma panela de ferro fundido, mas você pode utilizar uma panela normal. Já vi também algumas receitas onde o Coq au Vin é feito no forno, mas prefiro fazer ao lume para olhar de vez em quando e verificar se o frango está a ficar bem cozido e solto, sem desmanchar.
Faço também tudo na mesma panela, para não ter muito trabalho depois, além de aproveitar melhor todos os sabores deixados pelos ingredientes.
Apesar de parecer complicado, para fazer um Coq au Vin digno de muitos elogios, deve apenas seguir as instruções com cuidado. Este prato precisa de tempo, dedicação e amor.
Vamos à receita?
Coq au Vin (Frango ao Vinho)
Imprimir ReceitaEquipamentos
- Panela de Ferro OU
- Panela Grande
Ingredientes
Ingredientes Marinada
- 3 chalotas em pedaços
- 4 dentes de alho em pedaços
- 2 cenouras em rodelas
- 1/2 talo de alho francês/poró em pedaços (somente a parte branca)
- 2 cenouras em rodelas
- 2 folhas de louro
- 750 ml de vinho tinto
- Sal e pimenta a gosto
Ingredientes Coq au Vin
- 4 pernas de frango
- 1 cebola picada
- 1 tomate picado
- 150 g de bacon em tiras
- 200 g de cogumelos frescos fatiados
- 12 mini cebolas inteiras descascadas
- legumes da marinada
- vinho da marinada
- 2 colheres de sopa de extrato de tomate
- 1 colher de sopa de farinha de trigo
- Azeite a gosto
- Sal e pimenta a gosto
- Salsa fresca picada a gosto
Instruções
Instruções Marinada
- Na noite anterior, corte as pernas de frango ao meio, separando a perninha da coxa (coxa e sobrecoxa). Tempere com sal e pimenta e deixe descansar na vasilha da marinada enquanto corta os legumes.
- Corte as chalotas, os dentes de alho e o alho francês em pedaços e as cenouras em rodelas. Introduza os legumes na vasilha da marinada, juntamente com o frango.
- Adicione as folhas de louro e acrescente o vinho tinto, até cobrir todo o frango. Tampe com película aderente e deixe marinar na parte inferior do frigorífico até o dia seguinte.
Instruções Coq au Vin
- Escorra o frango, seque-o bem com papel toalha e polvilhe a farinha por todo o frango. Reserve. Separe os legumes e o vinho da marinada. Reserve.
- Leve o bacon a fritar na panela com um fio de azeite até dourar. Reserve. Acrescente os cogumelos e frite-os na gordura do bacon até que fiquem dourados. Reserve.
- Adicione um bom fio de azeite na mesma panela e doure o frango em ambos os lados. Reserve. Caso seja necessário, adicione mais azeite e acrescente a cebola, cozinhando por 10 minutos até murchar.
- Acrescente o bacon, os legumes da marinada, as folhas de louro, o tomate e refogue bem. Regue com um pouco do vinho, para ajudar a soltar os sabores do fundo da panela. Adicione o extrato de tomate e refogue por mais 5 minutos.
- Volte o frango à panela, acrescente as mini cebolas e o vinho da marinada. Deixe cozinhar por 1 hora. Quando faltar 20 minutos para o fim da cozedura, acrescente os cogumelos.
- Deixe cozinhar por 5 minutos com a panela destampada para o molho espessar. Ajuste o tempero se necessário, polvilhe salsa fresca picada e sirva com arroz ou puré de batatas.
Nota(s)
- Para um maior sucesso do prato, utilize um bom e encorpado vinho tinto.
- Caso goste, poderá adicionar tomilho ou alecrim na marinada para adicionar mais sabor.
- Pernas de frango: Perninha e coxa em Portugal / Coxa e sobrecoxa no Brasil.
Ficou com alguma dúvida? Deixe aqui o seu comentário que terei o maior prazer em responder 🙂
Obs. Quando fizer essa receita, vou ficar muito feliz se puder partilhar nas suas redes sociais, me marcar e adicionar a hashtag #liaskitchen 💛
Perfeita!!! Vamos recriar lá em casa.
Deve ter ficado espetacular!!!!
Obrigada, meu querido! Estou adorando ver você e a Dani recriando as minhas receitinhas! 🤩🙏🏻
Salivando aqui! Vou fazer com sobrecoxa para o almoço de domingo 😜
Oba! Depois me diz se ficou bom! 😊🙏🏻
🤤🤤🤤
🙏💛