Coloque o açúcar na panela de pressão e deixe dourar, sem escurecer. Acrescente a picanha e vá dourando-a no açúcar dos dois lados. Assim que a carne estiver dourada, retire-a da panela e reserve.
Leve a cebola picada e a folha de louro com um fio de azeite na mesma panela e refogue bem, acrescentando o alho picado logo em seguida. Acrescente o tomate pelado e refogue, esmagando os tomates com a colher. Tempere com sal e pimenta. Acrescente a sopa de cebola e mexa bem.
Coloque a picanha de volta na panela e envolva bem com os temperos e o molho já criado. Acrescente a cerveja preta e feche a panela na pressão. Deixe a picanha na pressão por 50 a 60 minutos, dependendo do tamanho da peça.
Em uma frigideira, refogue os cogumelos em azeite separadamente, para que cozinhem sem absorver água. Tempere com sal e pimenta. Reserve.
Desligue a panela de pressão e deixe a pressão sair. Verifique se a carne está macia e caso não esteja, deixe mais um pouco na pressão. Se já estiver no ponto, retire-a da panela e disponha em uma tábua para que ela descanse.
Acrescente os cogumelos e as mini cebolas no molho da panela de pressão e deixe cozinhar com a panela tampada, mas sem pressão, por mais 15 minutos. Caso queira acelerar o processo, feche novamente na pressão por mais 5 a 10 minutos. Mexa bem o molho com o fogo ainda ligado e deixe reduzir até ficar com a consistência cremosa.
Corte a pica em fatias finas, disponha em uma travessa com o molho, os cogumelos e mini cebolas por cima. Salpique cebolinho picado e sirva acompanhado de arroz, purê de batatas ou alguma massa de sua preferência.